Bombeiros, moradores e lojistas ajudam a refrescar fãs de Taylor Swift

O Corpo de Bombeiros, moradores da região e lojistas ajudaram a socorrer os fãs de Taylor Swift que enfrentavam por mais um dia o calor de quase 40ºC no Rio de Janeiro. Três caminhões-pipa e carros de bombeiros foram colocados por volta das 14h para refrescar quem estava na fila para entrar no Estádio do Engenhão.

A reportagem de Splash flagrou moradores com mangueiras, chuveiros improvisados instalados na rua e até donos de bares jogando água em quem passava na tentativa de amenizar o calor. Dentro do estádio ainda foram colocados 15 ventiladores virados para o público, novidade em relação ao show de ontem.

O Rio de Janeiro bateu novo recorde de calor no ano neste sábado (18), com pico de 42,5ºC e sensação térmica de 59,7º, segundo a prefeitura carioca.

As medidas acontecem após a morte da fã Ana Clara Benevides, de 23 anos. A estudante de psicologia morreu após passar mal de calor durante o show da cantora. Ainda não há a confirmação da causa da morte, mas a jovem teve uma paradacardíaca antes de ser levada para o hospital.

A T4F, organizadora do show, liberou copos e garrafas de água dentro do evento após portaria do ministro. O anúncio foi feito após o governo federal anunciar uma portaria obrigando a liberação.

Estão permitindo, segundo a produtora, "copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa". A necessidade de que os itens sejam lacrados é questão de segurança, diz a T4F.

Quem era Ana Clara Benevides?

Nascida em Sonora (MS), Ana Clara Benevides tinha 23 anos e morava em Rondonópolis (MT), onde cursava psicologia na Universidade Federal da cidade. Pai da estudante, José Weiny afirmou para Splash que a filha terminaria o curso no primeiro semestre de 2024. "Minha filha era alegre, extrovertida e muito responsável."

Continua após a publicidade

Além dos estudos, ela era engajada com a comunidade estudantil e integrava a Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da UFR. Ela foi diretora da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia e fez parte da equipe de Cheerleaders de Rondonópolis: as Valquírias Cheerleading.

Ana Clara Benevides era muito fã de Taylor Swift e guardou dinheiro por um bom tempo para realizar o sonho de ver a cantora. Acompanhada da amiga, Daniele Menin chegou ao Rio de Janeiro na quinta passada (16) para ver o show da artista na noite de sexta (17).

Nas redes sociais, Ana Clara Benevides tem mais de 4 mil seguidores. E sempre compartilhava fotos de dias de diversão com os amigos, viagens, momentos em família e a vida na universidade. No dia do evento, Ana Clara publicou vídeos reclamando do calor —a sensação térmica atingira 40,8°C, às 20h30.

Continua após a publicidade

A morte

Amiga de Ana Clara Benevides, Daniele Menin contou que a jovem de 23 anos desmaiou "do nada" no início do show de Taylor Swift no Engenhão. As duas estavam grudadas na grade curtindo o show, quando Ana Clara passou mal e desmaiou na segunda cancão, "Cruel Summer".

Foi do nada. A gente estava chorando de emoção de ver a Taylor e aí ela caiu. O pessoal puxou ela para fora, a gente estava bem na grade, e aí pulei a grade e fui correndo para o postinho de apoio deles. Daniele Menin, em entrevista ao Jornal Hoje (Globo)

Daniele disse que houve um rápido atendimento médico dentro do local e, posteriormente, a amiga foi encaminhada para o Hospital Municipal Salgado Filho. "Eles atenderam ali, já começaram a tentar reanimar ela e entrei em desespero, porque vi que era grave. Chamaram a ambulância e pelo que entendi ela teve outra parada ali na ambulância."

O Hospital Municipal Salgado Filho afirmou que a paciente chegou à unidade às 20h50, em parada cardiorrespiratória. "Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu. O evento era privado com assistência médica contratada pelos organizadores."

Continua após a publicidade

Para Splash, Weiny Machado afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha. "Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou."

Gabriela Benevides, prima de Ana Clara Benevides, afirmou que a jovem bebeu água e se alimentou antes de desmaiar. "Ela recebeu água porque estava bem na frente do palco. Também se alimentou. Só felicidade e alegria", disse Gabriela para Splash após deixar a delegacia.

Amigas de Ana Clara também compareceram à delegacia. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido. A causa da morte da estudante só deve ser esclarecida após a conclusão dos exames do IML.

T4F emitiu nota lamentando o episódio. "Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift lamentou a morte da fã. "Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais."

Continua após a publicidade

A morte de fã de Taylor repercurtiu na imprensa internacional. O jornal inglês The Independent dise que era possível ouvir os fãs gritarem por água durante a apresentação em um "calor escaldante". Já a BBC internacional afirmou que a artista foi vista jogando ao menos uma garrafa para o público. O jornal argentino Clarín destacou que Taylor interrompeu o show pelo calor extremo para dar água a uma fã.

Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show
Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show Imagem: Reprodução/Instagram

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes