Livros no Centro: Como um livro uniu casal improvável de poetas

Esta é uma história de apaixonamento à moda antiga. Longe do Tinder e de qualquer outra tecnologia. E tudo acontece a partir de uma ferramenta milenar cuja função, entre muitas, é a de unir pessoas. O livro.

Não por acaso a história é uma coautoria: Edmilson Almeida Pereira, professor, poeta e romancista, e Prisca Agustoni, tradutora e, também, professora e poeta. A história do casal é tema do sétimo episódio do podcast Livros no Centro, uma produção da Livraria Megafauna com distribuição do UOL (você pode ouvir o programa completo no arquivo acima).

Tudo começa em Minas Gerais. No fim dos anos 1980, o Edimilson tinha acabado de publicar "Negras Raízes Mineiras, os Arturos" (em parceria com Nubia Pereira de Magalhães Gomes, pela editora Mazza). O livro circulou bastante nos anos seguintes e foi parar nas mãos do antropólogo suíço Martin Lienhard.

Alguns anos depois, por volta de 1997, Lienhard estava organizando um congresso em Monte Verità, na Suíça, e --por intermédio de uma amiga-- convidou Edimilson para participar. A cerca 300 quilômetros dali, em Genebra, estava Prisca, uma jovem estudante de letras hispânicas que decidiu viajar para acompanhar o congresso (ouça a partir de 6:37). Entre as mesas às quais se inscreveu para assistir estava a de Edimilson e de Lienhard.

Prisca não falava português, mas era fluente em espanhol. E por isso pôde ler e se interessar pela poesia do escritor, que descreveu como "comovente" (ouça a partir de 8:24).

Edimilson conta que o ambiente do congresso era de celebração entre os participantes (ouça em 9:44). E foi neste cenário que ele e Prisca se aproximaram. Mas no fim, um voltou para Genebra, o outro, para Juiz de Fora.

A conversa continuou por cartas e eles chegaram a trocar muitos livros, desencadeando um romance à distância. Ele acabou indo para a Suíça algumas vezes. E depois apareceu uma oportunidade de pós-doutorado no país de Prisca. "Moramos juntos e nos casamos rápido" (ouça a partir de 15:02).

Eles vieram morar no Brasil em meados dos anos 2000 e hoje comemoram 23 anos de casamento.

Nesse vai e vem de países e culturas, os dois (e suas obras) saíram ganhando. "Para minha escrita deu uma consciência também de dimensão humana muito mais profunda. Aguçou um olhar muito mais atento e sensível às várias camadas humanas. Então, nesse sentido, o encontro com ele me propiciou uma vida muito mais densa", afirma Prisca (ouça a partir de 25:45).

Para conhecer mais detalhes da história de Prisca e Edimilson, e de como esse encontro mudou a vida dos dois poetas, ouça o episódio "Amor É Bicho Instruído".

O podcast Livros no Centro é apresentado por Rita Palmeira, curadora da livraria Megafauna, e por Flávia Santos, livreira e coordenadora da loja. O livreiro Flávio Augusto também participa deste episódio.

Você pode ouvir o podcast quinzenal —publicado sempre às quartas-feiras— em Splash, no YouTube, no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita.

A seguir, a lista de livros citados no episódio 7:

"Poemas", Wislawa Szymborska (Companhia das Letras; trad. Regina Przybycien)

"Negras Raízes Mineiras: os Arturos", Edimilson de Almeida Pereira e Núbia Pereira de Magalhães Gomes (Mazza)

"Água Viva", Clarice Lispector (Rocco)

"O Ausente", Edimilson de Almeida Pereira (Relicário)

"Front", Edimilson de Almeida Pereira (Nós)

"Pólvora", Prisca Agustoni (Macondo)

Continua após a publicidade

"Melro", Edimilson de Almeida Pereira (Editora 34)

"A Vida Com Lacan", Catherine Millot (Zahar; trad. André Telles)

"Grande Sertão: Veredas", João Guimarães Rosa (Companhia das Letras)

"Eu Receberia as Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios", Marçal Aquino (Companhia das Letras)

"Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente", Luisa Geisler (Alfaguara)

"Paixão Simples", Annie Ernaux (Fósforo; trad. Marília Garcia)

Deixe seu comentário

Só para assinantes