Topo

Podcast

Livros no Centro

Histórias contadas a partir da relação de pessoas com livros


Livros no Centro: Jogador Gustavo Scarpa desafia visão de mundo com leitura

02/08/2023 04h01

Leitor voraz e autor de resenhas literárias curtas nas redes sociais, o jogador de futebol Gustavo Scarpa teve a Bíblia como sua única leitura durante muitos anos. A expansão dos títulos -e também de ideias- tem a ver com a mudança para o Palmeiras em 2018, aos 24 anos, quando um colega que trabalhava no time passou a dar dicas e também livros ao jogador.

Scarpa conta essa e outras histórias no primeiro episódio do podcast "Livros no Centro", da Livraria Megafauna, que estreia nesta quarta-feira (2) com distribuição do UOL. Você pode ouvir o programa no arquivo acima.

O primeiro livro que ele lembra ter ganhado do educador físico Pedro Jatene no Palmeiras foi "O Médico e O Monstro". "A partir daí, eu comecei com umas leituras bem aleatórias, completamente fora do que eu estava acostumado. [...] Abriu um mundo, assim, diferente para mim", contou o jogador de Campinas (SP), que hoje atua no time inglês Nottingham Forest (ouça acima a partir de 10:06).

Além da Bíblia, outro livro que já havia prendido sua atenção foi a biografia de Steve Jobs, fundador da Apple, presente de uma tia.

O trato dos amigos leitores era o seguinte: a cada jogo, se Scarpa não fizesse gol ou desse assistência, devia uma camisa para o Jatene. Se o desempenho na partida fosse bom, o jogador ganhava um livro do amigo. "Ele deu azar que ele me pegou numa sequência muito boa em 2019, que ele teve que me dar vários livros", brinca o meio-campista (ouça em 11:19). Nessa época, ele passou a adquirir mais repertório literário, buscando também títulos por conta própria.

Scarpa joga no time inglês Nottingham Forest; fase no Palmeiras expandiu sua experiência com leitura - John Hobley/MI News/NurPhoto via Getty Images - John Hobley/MI News/NurPhoto via Getty Images
Scarpa joga no time inglês Nottingham Forest; fase no Palmeiras expandiu sua experiência com leitura
Imagem: John Hobley/MI News/NurPhoto via Getty Images

Fazem parte da lista "Guerra e Paz", "Corcunda de Notre Dame", "Dom Casmurro", "Os Miseráveis","A Revolução dos Bichos" e "O Processo", que em sua avaliação literária no Instagram ele escreveu ser "Imcompreensível, mas dahora" (já "A Metamorfose" foi classificado como "Maneiroooooo. MLK inseto").

As resenhas postadas na rede social são curtas -às vezes têm uma única palavra- e misturam clássicos com livros ligados à religião. Foi por causa das postagens que Scarpa chamou atenção em 2021 como um jogador leitor. "Para mim, é um negócio meio que normal, apesar de saber que eu estava fugindo um pouco do padrão do jogador", contou o fã de Dostoiévski ao podcast (ouça em 04:57).

Segundo o jogador, os títulos escolhidos podem muitas vezes entrar em confronto com a religião: um exemplo é a obra do físico britânico Stephen Hawking, com teorias sobre a formação do universo. "A gente tem muita divergência de crença, desde a criação do mundo. Mas, por saber que é um cara inteligentíssimo, eu falei 'Ah, vou ler esse livro'. E gostei bastante, mas é meio confrontador pra mim, né? Eu, que sou cristão" (ouça em 14:17).

"Livros no Centro" tem apresentação de Rita Palmeira, curadora da livraria Megafauna, e Flávia Santos, livreira e coordenadora da loja. O livreiro também Maurício Gonzaga participa deste episódio. Você pode ouvir o podcast quinzenal -publicado sempre às quartas-feiras- em Splash, no Youtube, no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita.

Livros citados no episódio 1:

"Tonico e Carniça", Assis Brasil
"Uma Breve História do Tempo", Stephen Hawking
"O Anticristo: Maldição ao Cristianismo", Nietzsche
"Crime e Castigo", Dostoiévski
"A Revolução dos Bichos", George Orwell
"O Médico e o Monstro", Robert Louis Stevenson
"A Ilha do Tesouro", Robert Louis Stevenson
"O Processo", Franz Kafka
"O Corcunda de Notre-Dame", Victor Hugo
"Os Miseráveis", Victor Hugo
"Guerra e Paz", de Lev Tolstói
"Dom Casmurro", de Machado de Assis
"A Parábola do Semeador", Octavia Butler
"A Parábola dos Talentos", Octavia Butler
"A Cor do Inconsciente", Isildinha Baptista Nogueira
"Tornar-se Negro", Neusa Santos Souza
"Dostoiévski: um Escritor em Seu Tempo", Joseph Frank
"Os Prêmios", Julio Cortázar
"As Primas", Aurora Venturini
"Escute as Feras", Nastassja Martin