Paixão por cosplay une visitantes na BGS 2023: 'Tudo é possível'

Presença assegurada em eventos de cultura pop, os cosplayers compareceram em peso na Brasil Game Show 2023 (BGS). Visitantes de várias partes do Brasil vieram ao evento para celebrar com seus pares uma cultura que usa fantasia como forma de paixão e expressão artística.

Cosplay é o termo usado para descrever pessoas que se vestem como seus personagens favoritos da cultura pop, seja de filmes, quadrinhos, animes ou games. Além de usar roupas chamativas, os cosplayers também fazem performances e "assumem" a identidade de seu ídolo por algumas horas.

Mais do que um movimento cultural, o cosplay tornou-se uma maneira da comunidade geek se abraçar e compartilhar das mesmas paixões. Vista com preconceitos anos atrás, esta cultura se popularizou com o aumento destes eventos no Brasil e abraçou milhões de fãs.

A paixão por esta forma de expressão artística é tanto que cativou até mesmo aqueles que nunca se interessaram pela cultura. É o caso de Girlene Matheus, que aos 51 anos foi à sua primeira Brasil Games Show.

Fantasiada dos pés à cabeça, Girlene começou a se interessar pela cultura de cosplay por influência de sua filha. Ao experienciar pela primeira vez a arte, ela se apaixonou e se tornou mais um membro da comunidade.

"Minha filha me apresentou esse mundo louco onde tudo é possível. Você pode tudo a partir do momento em que coloca sua fantasia. Você pode ser qualquer personagem e adquirir qualquer coisa que sua imaginação quiser", explicou Gislene a Splash.

"Eu tenho 51 anos e sou apaixonada por cosplay. Hoje em dia, a partir da minha filha, eu faço cosplay. A feira é maravilhosa. Nunca percam uma chance de ser feliz e de fazer o que vocês gostam."
Gislene

Cosplayers na BGS 2023
Cosplayers na BGS 2023 Imagem: André Zuliani/UOL

Para Pedro Lucas, 23, fazer cosplay começou como uma diversão antes de se tornar uma paixão. Após quatro anos indo a eventos fantasiado como diversos personagens diferentes, ele conheceu amigos que compartilham do mesmo gosto e que viram nesta expressão uma forma de fazer o bem.

Continua após a publicidade

"É um momento em que você só quer se divertir e dar uma desassociada do mundo lá fora. Lá só há desgraça, mas aqui [na BGS] é muito mais legal porque aqui você anda com crianças e elas ficam sem reação, mesmo eu não fazendo nada de mais", descreveu.

"Isso tudo é muito bacana, eu nunca sei como reagir. O cosplay é uma cultura que merece mais destaque As pessoas deveriam conhecer mais. É muito importante você se expor e conhecer mais pessoas que também amam isso. Foi assim que criei amigos incríveis."
Pedro Lucas

A BGS 2023 realiza concursos diários no evento para escolher o melhor cosplay do dia. São três baterias, com 40 participantes e premiações independentes. Para quem não foi ao evento, os torneios estão sendo transmitidos ao vivo no canal Woohoo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes