Conteúdo publicado há 8 meses

Preta Gil diz que cirurgia foi 'complexa' e que teve de retirar útero

Preta Gil, 49, apareceu e tranquilizou os fãs quanto ao seu estado de saúde após realizar uma cirurgia para retirada de um tumor no reto. O procedimento, realizado no Hospital Sírio-Libanês, aconteceu na última quarta-feira (16) e durou 14 horas.

Nas redes, Preta confirmou que a recuperação está acontecendo de forma gradual, e revelou que foi necessário fazer uma histerectomia total abdominal — um procedimento de remoção cirúrgica do útero.

"Oi, meus amores, estou aqui me recuperando de uma cirurgia extensa e complexa de mais de 14 horas, onde foi realizada a retirada do tumor, como também foi necessário fazer uma histerectomia total abdominal", escreveu.

Estou sendo bem cuidada pelos médicos. Um agradecimento especial para toda equipe guerreira do Dr. Frederico Teixeira Jr. Agora é um dia de cada vez!!! Hoje já consegui sentar e sigo aqui lutando. Já Deus tudo certo!!!", finalizou.

Descoberta do câncer e etapas de tratamento

Preta Gil trata o câncer desde janeiro deste ano, quando descobriu a doença. Antes da cirurgia, ela compartilhou uma foto com o filho que dizia: "Estou indo agora fazer a cirurgia para retirar o tumor. Estou aqui cercada de amor, com meu filho ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim".

A quimioterapia foi a primeira fase do tratamento. Preta Gil optou por ficar internada ao invés de fazer a quimio em casa: "Muita gente pode ir com uma bombinha para casa, uma bombinha de infusão de um medicamento, mas eu prefiro fazer no hospital por conta dos enjoos, da tontura, me sinto mais segura. Fico lá três dias, volto para casa e fico 12, e volto para o hospital", explicou aos seguidores no Instagram.

Em abril, os médicos decidiram parar a quimio e iniciar a radioterapia: "Eu de fato melhorei demais o meu estado de saúde. Foi uma semana em que eu me recuperei em casa e isso faz toda a diferença [...] os médicos resolveram que não vou mais fazer quimioterapia e que vou partir direto para a radioterapia. Então começo daqui uma semana", disse em um vídeo.

Continua após a publicidade

Essas duas primeiras etapas tinham o objetivo de diminuir o tumor para facilitar a cirurgia que aconteceu nesta quarta-feira, 16. Preta Gil fez a última sessão de radioterapia em junho e, depois, passou um período descansando com a família e se preparando para o procedimento.

Após a operação, Preta Gil passará um período usando uma bolsa de colostomia: "Eu vou ter que usar uma bolsa de colostomia, vou fazer uma operação no reto então tem que dar um sossego para cicatrizar. A gente tem muito esses monstros: ai, meu Deus, a bolsa. Mas os médicos me mostram como é, como faz. Para tudo na vida a gente tem uma solução, tem que manter o otimismo", contou em entrevista a Ana Maria Braga.

Deixe seu comentário

Só para assinantes