D2: 'STF pode sair de lá legalizando ou com pena de morte para quem fumar'

O STF (Superior Tribunal Federal) retoma hoje o julgamento pela descriminalização do porte de drogas para consumo. O Recurso Extraordinário começou a ser votado no último dia 2 de agosto, e o relator, o ministro Gilmar Mendes, pediu que o julgamento fosse adiado para que ele pudesse ponderar os votos.

Para Marcelo D2 e BNegão, o timing não poderia ser mais propício. O Planet Hemp lança esta semana "Jardineiros - A Colheita", versão deluxe do álbum lançado no ano passado que marcou o retorno do grupo após 22 anos sem lançar canções inéditas, e as causas se alinham.

O título do álbum tem mais de um sentido, e faz alusão a uma causa que sempre foi estimada pelo grupo: o cultivo de maconha para consumo próprio. Para não sobrar dúvida alguma, o refrão da música que leva o título do álbum deixa tudo às claras: "Jardineiro não é traficante. Ouça o que estou lhe dizendo, compadre: não compre, plante."

Sobre a votação do STF e o que pode sair de lá, a dupla que divide as vozes no grupo se mostra confiante, mas com uma boa dose de cautela.

"Estou num momento otimista cauteloso", conta D2, em entrevista a Splash. "Depois desses quatro anos de governo Bolsonaro, eu acho que o STF pode sair de lá legalizando a maconha, mas pode sair de lá também pena de morte para quem fumar, tá ligado? Então, todo otimismo é cauteloso nesse momento, porque o mundo inteiro está se mostrando."

"Acho que [a descriminalização] vai adiante a passo de formiga", completa BNegão. "O negócio é estar apontado para um lado e ir andando na velocidade que seja possível."

Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru lançam 'Jardineiros - A Colheita'
Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru lançam 'Jardineiros - A Colheita' Imagem: Ronaldo Land

Enquanto tiver a polícia com o poder de decidir quem é e quem não é, quem vive e quem não vive, não adianta.
BNegão, sobre a possibilidade de o STF descriminalizar o porte de drogas para consumo

"Parece que está andando devagarinho, mas falta, sim, muito. Estamos falando sobre isso há muito tempo, é nosso grãozinho de areia nessa contribuição", continua, fazendo alusão à trajetória do Planet.

Continua após a publicidade

Para D2, ainda que com diligência, a descriminalização é questão de tempo

"Acredito que não é o 'se', mas 'quando' vai legalizar. Acredito tanto que estou fazendo esse negócio, o The Hemp Complex, em que montamos um time de atendimento para as pessoas se legalizarem", explica. "Para procurar o médico e poder usar dentro da lei."

No entanto, D2 pondera que isso não é o suficiente, e levar o diálogo para a boca do povo é uma missão que precisa ser cumprida com tempo.

"Para isso chegar na outra ponta, para isso chegar nas ruas, ainda é um trabalho muito grande, esse trabalho de formiguinha que o Bernardo está falando. Para quem está nessa há 30 anos, vamos que vamos. Não vai ser agora que vamos parar."

O Brasil não pode ser a vanguarda do atraso, a gente tem que andar para frente. É um país muito grande, com muito potencial, e a cannabis já mostrou no muito inteiro que traz muito benefício.
Marcelo D2

Deixe seu comentário

Só para assinantes