Topo

Amiga de Neymar, cantora gospel Sarah Beatriz rebate crítica de evangélicos

Colaboração para Splash

03/08/2023 04h00

Aos 25 anos, a cantora Sarah Beatriz tem se tornado um dos principais nomes da música gospel no Brasil. Fenômeno nas redes sociais e amiga de famosos como Neymar e Ludmilla, ela é a convidada do "Meu Hit", de Splash, nesta semana, onde explica o processo criativo por trás de um de seus maiores sucessos: "O Medo Não Vai Me Parar".

A inspiração para a música veio da história de Moisés, narrada no livro bíblico de Êxodo. "É o primeiro encontro que Moisés tem com Deus. Deus se revela para ele através de uma sarça pegando fogo - mas ele olhou para ela e viu que não se consumia. É o momento em que Deus fala sobre a missão de Moisés, que foi escolhido para libertar o povo de Israel", aponta Sarah.

"Quando comecei a compor ['O Medo Não Vai me Parar'], estava ministrando em Paris. Depois disso, guardei essa música e nunca mais [mexi]. Sou muito assim: componho e escondo para mim mesma", diz. A canção só foi retirada da gaveta a pedido de um produtor musical que queria ouvir composições mais pessoais da cantora.

Com mais de 20 milhões de plays na plataforma, o sucesso da canção é motivo de comemoração para Sarah. "Quando lançamos a música, o refrão ficou em alta nos reels do Instagram. Eu realmente fiquei muito feliz com a proporção [que tomou]. Isso, para a gente [cantores], é sensacional. É por isso que eu componho, é por isso que eu canto", alegra-se a artista.

Rompendo estereótipos

A relação com a música sempre foi algo muito forte para Sarah, a ponto de influenciar até mesmo os filmes que ela acompanhava. "Cresci na igreja, na Assembleia de Deus, mas sempre vi 'High School Musical', 'Camp Rock'... Tudo o que fosse filme musical, eu assistia!"

Ao contrário de muitos adeptos da religião evangélica, ela não vê problemas em ouvir canções que fujam do circuito gospel. "Ouço músicas que não vão contra aquilo em que acredito. Sempre analiso muito bem o que vou ouvir, mas gosto, sim, de ouvir canções românticas. Amo!", admite.

Com mais de 2 milhões de seguidores somente no Instagram, Sarah adora compartilhar momentos de sua rotina com os fãs. "Quando eu gravo o meu dia a dia [nas redes sociais], mostro que sou crente, mas também uma pessoa normal. Vou para a academia, faço coisas comuns... Não tenho nada a esconder, tudo o que eu mostro é o que eu sou."

O fato de não se curvar a estereótipos cristãos já rendeu algumas críticas a Sarah Beatriz - mas ela garante não se importar com elas. "Encrencam [comigo] sim, mas eu sei quem sou - e, quando você sabe quem é, não se importa muito com o que falam sobre você. Cheguei aqui sendo dessa forma, sendo de verdade", orgulha-se.

Queridinha dos famosos

O divisor de águas na carreira de Sarah Beatriz foi o cover de "Todavia Me Alegrarei", canção gospel de Leandro Soares, que ela gravou há três anos, por sugestão do irmão, e divulgou em seu canal no YouTube.

O vídeo, que hoje soma mais de 60 milhões de visualizações, fez com que ela fosse notada por várias celebridades. "A primeira famosa foi a Grazi Massafera, depois veio a Jojo Todynho. Foi um momento muito estrondoso, em que eu comecei a participar de [vários] programas de TV", recorda Sarah.

"O Neymar me conheceu através dessa canção. Perguntaram para ela na caixinha de perguntas [do Instagram]: 'qual é a sua música gospel favorita do momento?' Ele colocou meu nome e a música. Foi uma proporção que eu não imaginava!", conta.

Hoje, a cantora faz parte do seleto time de 'parças' do jogador de futebol. "Quando eu era mais novinha, falava para eles [meus irmãos]: 'um dia, o Neymar vai me postar e a gente vai ser amigo'. E hoje somos amigos. Ele é uma pessoa muito especial na minha vida, um cara muito do bem", derrete-se.