Topo

Filho teve 'benção' de Rita Lee para tributo: 'Queria festa, e não chororô'

Colaboração para Splash

02/08/2023 11h59

O cantor e guitarrista Beto Lee, 46, segue em turnê com o espetáculo "Uma Homenagem a Rita Lee por Beto Lee in Concert", que já percorreu várias capitais brasileiras.

O projeto começou como uma celebração à vida e ao legado da cantora, transformando-se em tributo após sua morte. "Minha mãe gostava de festa, não de chororô. O barato dela era festejar, celebrar - e é isso que a gente continua fazendo", conta Beto ao Splash Entrevista.

A própria Rita chegou a conferir alguns dos espetáculos antes de morrer. "Foi superimportante [a bênção dela]. Sem isso, eu não estaria aqui. A gente gravava os shows, mandava para ela assistir. Foi muito importante fazer enquanto [ela ainda estava] viva."

As próximas apresentações da turnê contarão com as participações mais que especiais de Luísa Sonza e Fernanda Abreu. "Minha mãe gostava das duas. A Fernanda é um amor. Todo mundo a conhece pela linguagem soul funk, mas, quando pisa no território do rock'n'roll, ela sabe transitar muito bem. Entende a linguagem, entende a malandragem do rock. A Luísa também, tem uma voz incrível."

Outra novidade fica por conta da presença da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos acompanhando as performances. "Orquestra e rock sempre combinam bem. É uma química legal, dá um up nas músicas. Rock'n'roll é a verdade de cada um: Bob Marley é rock, Nelson Gonçalves é rock, Luísa Sonza é rock, Fernanda Abreu é rock... É a não rotulação."

Inteligência artificial

Recentemente, a marca de carros Volkswagen emocionou recriou, por meio de inteligência artificial, a saudosa cantora Elis Regina, para um dueto virtual com sua filha Maria Rita.

Beto Lee admite ter se comovido ao assistir ao vídeo comercial. "Fiquei superemocionado vendo o comercial. Genuinamente, me pegou pela emoção. Conheço Maria, é uma irmã para mim. Tenho muito carinho e admiração por ela."

Ele chegou a conversar com Maria Rita em meio ao luto. "Um tempo depois que a minha mãe faleceu, a gente trocou mensagens. Achei uma foto das duas [Rita Lee e Elis Regina], mandei para ela e disse: 'em algum lugar elas estão dando risada'."

Visionário, Beto não descarta que sua mãe possa ser recriada da mesma forma para uma 'performance póstuma'. "A gente está sempre aberto para essa possibilidade. Quem sabe um dia fazemos um show com a dona Rita Lee [projetada]!"

Volta à televisão

Além de cantar, tocar e compor, Beto Lee também já se arriscou como apresentador de TV. Ele comandou atrações como Que Rock é Esse? (2007), Geleia do Rock (2009-2011) e Experimente (2009-2013), todos no canal pago Multishow.

Beto avalia a experiência como das mais positivas. "Fiquei oito anos no Multishow. Aprendi muito. Que escola, bicho! Conheci bandas incríveis, conheci artistas incríveis... Foi uma experiência única."

Ele não descarta, inclusive, retornar ao veículo. "Adoraria voltar para a TV. É um lugar pelo qual gostei muito de transitar. Tenho vários projetos televisivos, desde uma série até documentários, talvez algo mais voltado para a música... Não sei."