Topo

Após polêmicas com racismo, Aurora anuncia troca de baterista

A cantora norueguesa Aurora trocou de baterista - Mariana Pekin/UOL
A cantora norueguesa Aurora trocou de baterista Imagem: Mariana Pekin/UOL

De Splash, em São Paulo

09/04/2023 23h45

A cantora Aurora anunciou neste domingo que trocará o baterista para os próximos shows de sua turnê. A informação foi revelada por meio de publicações no Instagram da norueguesa.

A troca acontece após polêmicas envolvendo Sigmund Vestrheim, acusado de ser um supremacista branco.

Em um longo texto, Aurora pediu desculpas pela confusão e defendeu mais uma vez o baterista.

"Não faz sentido que um amado e conhecido músico na Noruega algum dia apoie o extremismo de direita, ou apoie alguém com essas ideologias", escreveu. "Acusações sérias como essas. Criam ferimentos que nós não precisamos e certamente não farão deste mundo um lugar melhor."

As acusações começaram depois do show de Aurora no Lollapalooza, em São Paulo, no dia 26 de março. Ao final da apresetação, o baterista de banda teria feito um gesto associado aos supremacistas brancos. O músico Sigmund Vestrheim negou que tenha tido qualquer intenção racista ao fazer o sinal semelhante ao "OK" com as mãos.

O momento em que o músico teria supostamente realizado o gesto foi registrado em vídeo e publicado por um músico no Twitter:

A @maybrumm viu o show da Aurora ontem e ficou intrigada com um gesto feito pelo baterista no final do show. Ela me mostrou e resolvi buscar um pouco sobre o cara. Olhando o instagram dele, acho uma arte feita e postada por ele em 2017. O que era dúvida virou certeza. pic.twitter.com/if2mDFXnpr

-- Peres Kenji (@pereskenji) March 27, 2023

Além do gesto controverso, fãs resgataram uma publicação antiga de Vestrheim que continha elementos do nazismo como uma suástica e o número 777, outro símbolo usado por grupos supremacistas. A publicação não está mais disponível nas redes sociais.

Com a repercussão do gesto e do desenho, brasileiros inundaram as publicações do baterista com emojis de vômito, além de o classificarem como "nazista". Ele se pronunciou nos Stories do Instagram, afirmando que o gesto significa "perfeito" ou "ótimo".

Eu não sabia que o sinal também significa outra coisa - algo negativo - e lamento muito que algumas pessoas o tenham entendido mal e o tenham achado ofensivo. O mesmo vale para o número 777, que é o nome de uma gravadora aqui na Noruega à qual sou associado. Aqui, 777 significa algo positivo como sorte/fortuna, e eu não sabia que aparentemente tinha um significado negativo em alguns países.

Vestrheim disse que o desenho, já removido do seu Instagram, foi feito quando ele ainda estava na escola "e não significa nada". "É apenas uma piada feita por uma criança com um senso de humor negro. Eu sei que não é brincadeira e agora percebo que esse desenho obviamente não deveria ter sido publicado na minha conta do Instagram, pois pode ser interpretado de forma errada", afirmou.

"Eu NUNCA teria conseguido o emprego como baterista do Aurora se eu fosse um idiota nazista! A ideia de Aurora ter uma pessoa de direita em sua banda é absurda. Espero que todos possam acreditar em mim quando digo isso. Por último, só quero que todos saibam que nunca desejei causar nenhum mal. Meu único objetivo é espalhar amor, e acredito que todos devem ser gentis uns com os outros", concluiu o baterista.

Aurora disse estar "profundamente chateada" com as especulações sobre o baterista. "Nunca pensei que seria necessário enviar uma declaração como esta. É tão óbvio que não apoio nenhuma ideologia de extrema-direita".

Então, deixe-me dizer isso alto e claro: não, Sigmund definitivamente não é um defensor dessas opiniões malignas de extrema-direita. Seus valores são, antes, o oposto. Ele é uma das pessoas mais gentis e legais que já conheci. A internet é muito boa em distorcer informações e divulgá-las de forma imprudente, sem ter certeza de que o que estão espalhando é verdade.

O gesto

No entendimento supremacista, o "W" formado com os três dedos significa "White". E os outros dois dedos formam a letra "P", o que seria uma sigla para "White Power", expressão que significa "Poder Branco" e expressa racismo.

Vestrheim entrou para a banda de Aurora após a saída do baterista Magnus Åserud Skylstad em agosto.