Topo

Péricles voltará ao Exaltasamba? Cantor opina após quase 11 anos de saída

O cantor Péricles comentou sobre possibilidade de retorno do Exaltasamba - Reprodução/Instagram
O cantor Péricles comentou sobre possibilidade de retorno do Exaltasamba Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

06/01/2023 04h00Atualizada em 06/01/2023 14h56

O grupo de pagode Exaltasamba se separou em fevereiro de 2012 após 40 anos de carreira. Péricles, 53, foi um dos destaques da última formação ao lado do cantor Thiaguinho, 39.

Péricles pode voltar ao Exaltasamba? Péricles comentou sobre os frequentes pedidos nas redes sociais e analisou a possibilidade do retorno da formação de 2012 — mesmo para uma curta temporada de shows — durante entrevista exclusiva a Splash.

Estou muito feliz (com o desejo das pessoas) e fico esperando. Eu não posso dizer que nunca vai acontecer. É uma vontade de muita gente, né? Quem sabe um dia?
Péricles

Como Péricles encara pedidos de retorno?

  • "Vejo de uma maneira linda porque o que foi plantado nesse período está dando frutos até hoje. Tudo que fizemos, o que nós somos como artistas. Eu aprendi muito e levo para minha vida sempre".
  • "Há 11 anos respondo a mesma coisa: a banda está no meu coração, na minha vida e no meu trabalho. Isso jamais vai ser apagado. É a maior alegria poder falar do Exaltasamba".
  • "O último show (do Exaltasamba) foi doloroso por ser o fim de um ciclo. E o primeiro show em carreira solo foi tão doloroso quanto. Nesses quase 11 anos, o olhar teve que ser esse: sempre me empenhar em uma nova aventura".
  • O grupo também era formado pelos músicos Pinha Presidente, Thell e Brilhantina em 2012. Os dois últimos voltaram a se apresentar usando o nome do grupo em 2015 e, sem a formação original, adicionaram outros três músicos: Rommero Ribeiro, Nego Branco e Jeffinho.
  • Em 2016, a revista Veja divulgou que Thiaguinho entrou em disputa judicial contra os ex-colegas por ainda ser sócio do Exaltasamba. Segundo eles, o cantor praticava "concorrência desleal" por seguir carreira solo. Conforme a reportagem, a defesa de Thiaguinho alegou que os ex-companheiros "queriam tomar o nome da banda só para eles".

Sucesso na TV e críticas nas redes sociais

O sambista também marcou época no "Esquenta", programa apresentado por Regina Casé na Globo entre 2011 e 2017. Ele participava da atração com Xande de Pilares, Arlindo Cruz, Leandro Sapucahy e outros músicos convidados.

Péricles toparia participar, caso a atração retorne no futuro? "Eu não sei, sinceramente. Mas meu coração estaria lá, com certeza. Era uma coisa mais descontraída, com a cara do brasileiro. Faz muita falta na TV. Os programas que estão no ar hoje contam com um pouquinho de tudo o que o Esquenta reunia".

Péricles enfrentou críticas nas redes após o sucesso de sua versão de "Stand By Me", de Ben E. King, no programa Música Boa, do Multishow, em novembro. "Acompanhei os elogios, mas muita gente falou que o meu inglês não está tão bom. É claro, eu não falo inglês todos os dias. Mas não tem o menor problema quanto a isso, serve de aprendizado".