Topo

Polêmicas e protesto: quem são cantores gospel confirmados em posse de Lula

Os pastores Leonardo Gonçalves e Kleber Lucas se apresentarão em posse de Lula  - PH Crispo e reprodução/Instagram
Os pastores Leonardo Gonçalves e Kleber Lucas se apresentarão em posse de Lula Imagem: PH Crispo e reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

05/12/2022 04h00

Janja Silva, mulher do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou hoje mais quatro nomes que se apresentação na cerimônia de posse, marcada para o dia 1º de janeiro. A lista conta com Margareth Menezes, Paulinho da Viola e os cantores gospel Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.

Segundo a revista Veja, os dois se uniram em outubro para compor "Messias", música de protesto contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), deixando claro o posicionamento favorável ao PT.

Também participaram do projeto Dona Kelly, Clóvis, Sarah Renata, Tiago Arrais, João Carlos Jr., e o rapper MN NC, todos artistas do segmento gospel.

Diálogo entre religiões

Além de cantor e compositor, Kleber Lucas também é mestre e doutorando em história formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Kleber fundou a Soul Igreja Batista, com sede no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio. O pastor defende o diálogo constante entre as religiões, segundo conteúdos compartilhados em seu perfil no Instagram — que conta com mais de 622 mil seguidores.

Em entrevista ao programa "Conversa com Bial" (TV Globo) exibido no dia 7 de novembro, Kleber afirmou ter enfrentado problemas durante a infância.

"Quando eu tive fome na favela e a comida chegava, eu não queria saber se ela vinha da igreja evangélica ou do terreiro do candomblé", disse durante a participação.

Recentemente, Kleber Lucas também gravou uma música em parceria com o cantor Caetano Veloso, 80. A música "Deus Cuida de Mim" foi lançada ontem.

Declarações polêmicas

Segundo biografia divulgada pelo projeto "Terceira Margem do Rio", Leonardo Gonçalves, 43, seguido por mais de 911 mil perfis no Instagram, é formado em letras pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e trabalha como músico desde 1994.

O primeiro projeto solo foi "Poemas e Canções", lançado em 2002. Atualmente, também cursa mestrado em "Teoria e História Literária" na Unicamp enquanto mantém a agenda de apresentações como cantor gospel.

Em entrevista ao programa "Cristão Também Pensa", divulgado no YouTube", o artista afirmou ser um erro defender que não existem evangélicos de esquerda no Brasil. Ele disse ser favorável ao casamento gay, ao aborto e à legalização da maconha.

Em publicação no Twitter, Leonardo afirmou que não receberá cachê para se apresentar no evento do dia 1º de janeiro, assim como também não foi pago para cantar na posse de Luiz Fux, que se tornou presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2020.

Pablo Vittar, Baiana System, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Tereza Cristina e Maria Rita estão entre os artistas que também se apresentarão no evento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Luiz Fux se tornou presidente do STF em 2020. Ele é ministro do Supremo desde 2011, quando foi indicado por Dilma Rousseff. O texto foi corrigido.