Topo

'Escândalo do Absorvente': O que é real na polêmica recriada em 'The Crown'

Dominic West e Olivia Williams em cena como Charles e Camilla em "The Crown" - Reprodução/Netflix
Dominic West e Olivia Williams em cena como Charles e Camilla em 'The Crown' Imagem: Reprodução/Netflix

De Splash, em São Paulo

14/11/2022 04h00

Em 1993, o vazamento de uma ligação íntima entre o então príncipe Charles e Camilla Parker Bowles abalou a família real britânica. Agora, a série "The Crown" (Netflix) faz a polêmica voltar à tona, recriando a cena no quinto episódio da quinta temporada, "O que vem pela frente".

A cena, muito aguardada pelos fãs da produção e da realeza, repetiu de forma quase idêntica o telefonema "apimentado" entre o casal. A série também revisitou como o caso foi recebido pelo público.

Como "The Crown" retratou uma das maiores polêmicas da família real? O que é real e o que é ficção no episódio? Charles realmente disse que queria ser o absorvente interno de Camilla?

Entenda:

A ligação

Na vida real, em janeiro de 1993, o jornal britânico People publicou uma transcrição de uma ligação de seis minutos entre Charles e Camilla. A conversa foi gravada em 1989, quando o príncipe ainda era casado com Lady Di, e Camilla era casada com Andrew Parker Bowles.

Na gravação original, Charles e Camilla fantasiam um com o outro e trocam declarações de amor. No trecho mais escandaloso, Charles diz imaginar ser um absorvente interno para estar sempre com Camilla. A fala do futuro rei causou tanta polêmica que o caso passou a ser chamado no Reino Unido de "Tampongate" (algo como "Escândalo do Absorvente" em português).

Na série, Charles liga para Camilla e é o marido dela, Andrew Parker Bowles, que atende. Essa parte é inventada e não faz parte da gravação original.

Boa parte da transcrição, porém, é fiel ao que foi publicado pelos tabloides britânicos à época.

A "conversa fiada", em que eles falam sobre o que estão fazendo e sobre um discurso que Charles está escrevendo, é apenas baseada na conversa gravada, em que o discurso é apenas mencionado rapidamente.

O trecho do absorvente é praticamente igual ao que foi, de fato, dito por Charles e Camilla.

A série também mostra um homem interceptando a ligação acidentalmente e depois tentando vender a gravação para o jornal, assim como relatado pelo editor da publicação em entrevistas na vida real.

Reações privadas

Na ficção, é possível "ver" a reação de Charles, irritado ao ver a conversa impressa no jornal. A rainha, consternada e decepcionada. Lady Di, decepcionada e cabisbaixa com a intimidade de Charles e Camilla escancarada na imprensa.

Além disso, na série, a princesa Anne (Claudia Harrison) oferece apoio ao irmão: "Foi um pouco ginecológico para o meu gosto. [...] Fiquei comovida com dois adolescentes de uma certa idade sendo tão gloriosamente humanos e totalmente apaixonados."

Na vida real, não houve manifestações públicas da família real em relação à conversa. Segundo fontes, porém, Diana disse, à época, que a piada do absorvente era "nojenta".

A repercussão na imprensa e entre membros da realeza exibida na série é similar à que, de fato, houve na vida real. O escândalo fez com que a capacidade de Charles reinar fosse questionada tanto pela mídia como por pessoas da elite britânica.

Entrevista pós-crise

Na série, a realeza decide que Charles deve dar uma entrevista televisiva, na tentativa de recuperar sua imagem.

E, de fato, o programa "Charles: The Private Man, the Public Role" ("Charles: o homem reservado, o cargo público", em tradução livre) foi ao ar no dia 29 de junho de 1994, ano seguinte à divulgação da gravação.

Na atração de duas horas e meia de duração, Charles cedeu entrevista ao jornalista Jonathan Dimbleby e abordou, entre outros assuntos, sua vida pessoal e os boatos de infidelidade a Lady Di.

Como na série, Charles disse que foi fiel "até que se tornou claro que o casamento [com Diana] estava irreparavelmente destruído", além de dizer que o fracasso do relacionamento "era a última coisa que ele queria". Ele também se referiu a Camilla como uma amiga próxima, apenas.

Na mesma noite, Diana usou o famoso "vestido da vingança" em um evento de gala, como retratado na série.

Princesa Diana com "vestido da vingança" - Getty Images - Getty Images
Princesa Diana com "vestido da vingança"
Imagem: Getty Images

Os Charles da ficção

Josh O'Connor, que interpretou Charles na terceira e na quarta temporada, disse que não toparia interpretar o "escândalo do absorvente" na série. Já Dominic West, que vive o príncipe na nova temporada, aceitou a missão.

O ator britânico deu sua impressão sobre a polêmica em entrevista à revista Entertainment Weekly.

"Eu me lembro de pensar que era algo tão sórdido e profundamente, profundamente vergonhoso", contou.

Olhar para trás e ter que interpretar [a situação], me deixou consciente de que a culpa não foi dessas duas pessoas, desses dois amantes, que estavam tendo uma conversa particular.
Dominic West, ator

"O que está claro agora é o quanto a atenção da imprensa para isso foi nojenta e invasiva. Que publicaram [a conversa] palavra por palavra. Que você poderia ligar para um número e ouvir à gravação", disse.