Topo

Em ligação vazada em 1993, Charles fantasiou em ser absorvente de Camilla

De Splash, em São Paulo

23/09/2022 04h00Atualizada em 05/10/2022 18h09

Após a morte da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Charles se tornou rei Charles 3º e sua mulher, Camilla Parker Bowles, se tornou rainha consorte. E se hoje o casal e notícia pela iminente coroação dos novos monarcas, há quase 30 anos a situação era bem diferente.

Em 17 de janeiro de 1993, o jornal britânico People publicou uma transcrição de uma ligação de seis minutos entre Charles e Camilla. A conversa foi gravada em 1989, quando o príncipe ainda era casado com Lady Di, e Camilla era casada com Andrew Parker Bowles.

O responsável pela gravação foi um aficionado por rádio que descobriu a ligação usando um dispositivo para escuta de alta tecnologia.

Na conversa, os então amantes fantasiam um com o outro, planejam se encontrar e trocam declarações de amor. No trecho mais escandaloso, Charles imagina ser um absorvente interno para estar sempre com Camilla. A fala do futuro rei causou tanta polêmica que o caso passou a ser chamado no Reino Unido de "Tampongate" (algo como "Escândalo do Absorvente" em português).

Veja abaixo a transcrição de um trecho da ligação:

Charles: Eu quero sentir você toda, de cima a baixo, de dentro para fora. Principalmente de dentro para fora.

Camilla: Oh, isso é exatamente o que eu preciso nesse momento.

Charles: É mesmo?

Eles falam que não conseguem passar a semana longe um do outro e, então, vem a "piada" sobre o produto de higiene feminina.

Charles: O problema é que eu preciso de você várias vezes por semana.

Camilla: Hmm. Eu também. Eu preciso de você a semana toda. O tempo todo.

Charles: Oh, Deus. Eu vou viver dentro das suas calças ou algo assim. Seria muito mais fácil!

Camilla: [risos] O que você vai virar, uma calcinha? [risos] Ah, você será uma calcinha.

Ou, Deus me livre, um absorvente interno. Que sorte a minha! [risos] Rei Charles 3º

Camilla: Você é um idiota! [risos] Ah, que ideia maravilhosa. [...] Talvez você poderia ser uma caixa.

Charles: Que tipo de caixa?

Camilla: Uma caixa de absorventes internos, assim você poderia continuar se repetindo. [...] Ah, querido. Eu quero você agora.

Charles: Você quer? [...] Eu também.

Segundo Ken Wharfe, ex-segurança de Lady Di, a princesa de Gales ficou chocada com o teor da conversa e chamou o comentário sobre o absorvente interno "nojento".

"A repercussão foi feroz. Pessoas da elite que eram fiéis ao futuro rei e ao país ficaram chocadas, e alguns até questionaram a aptidão do príncipe para governar", escreveu ele no livro "Guarding Diana: Protecting the Princess Around The World".

A conversa é tão embaraçosa que Josh O'Connor, que interpreta o jovem príncipe Charles na série "The Crown" da Netflix, quis garantir que não teria que encenar a ligação.

"Quando me ofereceram o papel, uma das minhas primeiras perguntas foi — eu digo pergunta, mas foi uma declaração — 'Nós não vamos fazer a ligação do absorvente'", contou o ator à revista Entertainment Weekly.

"Era a minha chance de meus pais verem uma atuação minha sem sentir vergonha e de forma alguma eu iria estragar isso falando de absorventes na Netflix", completou.

Imagem em junho de 1990 mostra o príncipe Charles e a princesa Diana em Londres; um novo documentário trata os problemas de relacionamento de Lady Di com o marido e com a família real - Martyn Hayhow/Reuters - Martyn Hayhow/Reuters
Imagem em junho de 1990 mostra o príncipe Charles e a princesa Diana em Londres
Imagem: Martyn Hayhow/Reuters

Charles e Diana se separaram em 1992, mas o divórcio só foi concluído em 1996. Já Camilla se divorciou de Andrew em 1995, dois anos após o vazamento da ligação.

Camilla e Charles se reaproximaram publicamente em 1998, um ano após a morte de Lady Di, e se casaram em 2005.