Topo

'Travessia' está 'intankável': as gírias jovens da novela de Gloria Perez

Nataly Simões

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/10/2022 04h00

A novela "Travessia" (TV Globo), escrita por Gloria Perez, traz diversas gírias usadas pelos jovens na internet. Chiara, personagem de Jade Picon, em um dos capítulos exibidos nesta semana, por exemplo, usou termos como "crush", "flop" e "ranço".

Na cena, a jovem conta para a amiga Julia (Nathália Falcão) sobre seu incomodo pelo pai, Guerra (Humberto Martins), ficar sabendo do seu interesse por Ari (Chay Suede).

"Certeza que meu pai já levantou a ficha do boy com a Talita ( Dandara Mariana). Eu não falo nada dos meus crushes para o meu pai, só se eu quiser que flopem. Sabe quem fez isso? A Cidália (Cássia Kis). Ela é uma sem noção. Eu já estou com um ranço dela", diz Chiara.

O colunista Chico Barney, apresentador do Central Splash, comentou que só faltou a personagem de Jade dizer "intankável", uma gíria do universo gamer usada para se referir a algo impossível ou insuportável.

Me incomodou muito o texto da Jade Picon. Em um minuto ela juntou todas as frases e bordões de internet. Ficou parecendo a Tati, da Heloísa Perissé. (...) Daqui a pouco ela vai dizer que essa novela está intankável. Foi muito ruim aquilo ali.

Em um outro capítulo da trama exibido nesta semana, Isa (Duda Reis) também usa gírias jovens ao discutir com o pai Monteiro (Ailton Graça) após ele contar para ela que vai trabalhar como professor no colégio em que ela estuda.

"O colégio todo vai me trollar (...) Será que você não entende que eu cresci? Eu não preciso de ninguém me vigiando. As pessoas têm direito de ter privacidade, você não se atualiza, é muito cringe", afirma Isa.

No Central Splash, Chico Barney, Aline Ramos e Lucas Pasin discutem tudo o que está bombando nos reality shows, TV e na vida das celebridades e subcelebridades.

Quando: de segunda a sexta-feira, sempre às 18h.

Onde assistir: ao vivo no canal de Splash no YouTube, no Twitter e no Tik Tok de Splash.

Veja a íntegra do programa: