Topo

Linchamento, fuga em carro, prisão: o que aconteceu com Brisa em Travessia?

Brisa foi atacada em São Luís após fake news; na sequência, chegou ao Rio com ajuda de Oto, mas foi presa - TV Globo
Brisa foi atacada em São Luís após fake news; na sequência, chegou ao Rio com ajuda de Oto, mas foi presa Imagem: TV Globo

De Splash, no Rio

19/10/2022 14h54

A vida de Brisa (Lucy Alves) em "Travessia" não está fácil. Após a primeira semana sem destaque na trama de Glória Perez, a protagonista da história viveu uma verdadeira saga para chegar ao Rio de Janeiro nos últimos capítulos.

É na capital fluminense onde está o namorado, Ari (Chay Suede). Ele se encantou por Chiara (Jade Picon), filha do empresário Guerra (Humberto Martins), e beijou a jovem.

Brisa não sabe que ele a traiu, mas sentiu que o amado estava diferente. Por isso, a personagem de Lucy Alves decidiu sair do interior do Maranhão e viajar ao Rio no capítulo de sábado. Mas ela não sabia que seria o início de uma saga quase impossível.

Melhor amiga de Brisa, Tininha (Camila Rocha) tentou alertar que não seria uma ideia viajar, mas a mocinha não seguiu os conselhos da amiga e ligou para sua madrinha, Creusa (Luci Pereira), e pediu para ficar na casa de sua patroa, Dona Helô (Giovanna Antonelli) quando chegasse à cidade.

"Desembarco no Rio amanhã cedo", avisou Brisa a Creusa por telefone no capítulo de sábado. No entanto, ela nunca embarcou no voo comprado, nem voltou a fazer contato com familiares e amigos.

Tentativa de linchamento

Ao chegar em São Luís para embarcar, Brisa foi confundida com uma sequestradora de bebês e quase foi linchada. Isso porque ela teve seu rosto usado na montagem de uma foto de maneira irresponsável por Rudá (Guilherme Cabral). Ele trocou o rosto da real criminosa pelo de Brisa em uma brincadeira com um amigo.

Ou seja, Brisa foi vítima de uma deepfake: montagens produzidas a partir do uso de inteligência artificial, tanto no formato de imagens, áudios ou vídeos, que são difíceis de ser identificadas a olho nu e se espalham rapidamente.

A imagem viralizou e chegou aos moradores de São Luís. "Gente, a mulher que rouba criança aqui na praça", gritou um homem antes de a população partir em direção a Brisa. Sem entender, ela ficou parada e levou socos, chutes e tapa na cara.

Fuga no carro de Oto

Após ser agredida, Brisa correu muito e conseguiu fugir da população enfurecida ao entrar na mala do carro de Oto (Romulo Estrela), que estava aberta.

O hacker só percebeu que Brisa estava dentro do carro ao chegar em um motel que estava hospedado. Ele estava na cidade para descobrir dados secretos de Guerra e se infiltrar em um dos projetos da construtora do empresário a mando de Moretti (Rodrigo Lombardi).

Houve um clima de desconfiança nas duas partes. Ele só queria se livrar de Brisa para seguir com os planos de Moretti, enquanto ela só queria um lugar seguro para não ser linchada na rua.

Por meio de uma reportagem, Oto soube que ela estava sendo identificada como uma sequestradora de crianças e decidiu levá-la de carro ao Rio de Janeiro, já que o destino dos dois era o mesmo. Juntos, após dias de viagem, eles chegaram ao Rio de Janeiro.

Prisão injusta

Ao se despedir de Brisa, Oto entregou um casaco para protegê-la do frio, mas deixou cair a arma que mantinha enrolada no casaco. Tudo isso sob o olhar de um policial que estava no posto de gasolina.

Os dois foram levados à delegacia por estarem em um veículo suspeito e portarem uma arma. Em um primeiro momento, não abriram a boca. Brisa ficou em silêncio para não comprometer quem a "salvou" do linchamento e a levou ao Rio, além de ter medo de revelar que está sendo confundida com uma sequestradora de bebês. Já Oto não abriu a boca para não comprometer os planos de Moretti.

Na cela, Brisa encontrou outras mulheres detidas, entre elas, uma interpretada por Tati Quebra Barraco. Ela mandou a real para a mocinha da trama e aconselhou que ela contasse que está sendo confundida por uma fake news.

"Vai ficar pagando de otária? [...] Pega a visão, o processo é lento e o barato é louco. Recuar não é marcar", disse a personagem de Tati.

Oto, na sequência, recebeu a visita de Moretti e do advogado Stênio (Alexandre Nero). Juntos, eles aproveitaram o silêncio de Brisa e criaram uma versão mentirosa do que aconteceu para Oto escapar da prisão. No capítulo de ontem, ele saiu da cadeia, mas Brisa continuou por lá.