Topo

J.K. Rowling faz post 'alfinetando' Emma Watson, atriz de 'Harry Potter'

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, em foto de 2019 - Cindy Ord/WireImage,
J.K. Rowling, autora de Harry Potter, em foto de 2019 Imagem: Cindy Ord/WireImage,

Colaboração para Splash, em São Paulo

06/10/2022 16h06Atualizada em 06/10/2022 18h51

J.K. Rowling usou uma polêmica recente para alfinetar a atriz Emma Watson, conhecida por atuar como Hermione na saga 'Harry Potter', escrita por Rowling.

A instituição Mermaids é conhecida como uma organização de caridade que busca ajudar crianças, jovens e famílias da comunidade LGBTQIA+, com foco em pessoas trans, não-binárias e de gênero diverso.

Foi descoberto que um dos diretores da organização participou em 2011 de uma conferência que falava sobre "vida digna" para pedófilos. Depois do vazamento do vídeo da conferência em questão, o diretor se afastou da instituição.

J.K. falou sobre o assunto em seu Twitter. "Nós agora descobrimos que a Mermaids tinha um defensor da pedofilia como um de seus diretores, e o moderador online deles encorajava crianças a entrar numa plataforma conhecida por exploração sexual. Essa é uma instituição de caridade que atingiu níveis de influência sem precedentes no Reino Unido", disse a autora em seu primeiro tweet sobre o assunto.

A autora também falou sobre o apoio de celebridades à causa. Emma Watson foi uma das atrizes que declarou apoio público à Mermaids no passado. "Eles não teriam se tornado o que são sem o dinheiro e o apoio público de certas corporações e celebridades, que os apoiaram incessantemente mesmo após várias suspeitas ao longo dos anos", postou J.K. Watson não se manifestou sobre o assunto até agora.

Rowling, no entanto, é conhecida por ter se envolvido em diversas polêmicas com a comunidade trans. Diversas acusações de transfobia foram feitas contra a autora desde 2019, quando ela prestou sua solidariedade a uma empresária que foi demitida após comentários transfóbicos. A última polêmica envolvendo o nome de J.K. e da comunidade trans veio após a publicação de seu novo livro, 'The Ink Black Heart', no qual existe um assassinato de uma mulher que fez comentários transfóbicos.