Topo

Crimes, prisões e delírios: a ascensão e queda de Ezra Miller

O ator  Ezra Miller - Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images
O ator Ezra Miller Imagem: Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images

De Splash, em São Paulo

23/09/2022 04h00Atualizada em 27/09/2022 17h15

Ezra Miller, de 29 anos, despontou como uma das revelações do cinema no papel de um jovem assassino em "Precisamos Falar Sobre o Kevin", em 2011. No ano seguinte, conquistou mais fãs ao interpretar o descolado Patrick no drama "As Vantagens de Ser Invisível".

Em 2015, a carreira de Ezra deslanchou com papéis em grandes franquias: ele foi escolhido para interpretar o super-herói Flash nas produções da DC e o bruxo Credence Barebone em "Animais Fantásticos", série de filmes derivada de Harry Potter.

O jeito excêntrico e a franqueza sobre sua orientação sexual e identidade de gênero foram o tempero para que Ezra se tornasse uma estrela da Hollywood moderna.

"Eu não me identifico como homem. Eu não me identifico como mulher. Eu mal me identifico como humano", disse, em entrevista à revista Hollywood Reporter, em 2018, em que se assumiu "queer".

Os últimos anos, no entanto, foram atribulados para Ezra, que passou duas vezes pela prisão em 2022 e enfrenta uma série de acusações de assédio a mulheres e crianças, agressões e furtos. Relatos de pessoas próximas dão conta de que Ezra sofre com um vício em drogas, além de alucinações que envolvem ser o "novo Messias" e um altar para reverenciar a si mesmo.

Comportamento inadequado

Os primeiros sinais de que algo estava errado surgiram em 2019. De acordo com site Insider, o comportamento de Ezra no set da série "Asking For It" preocupou colegas de elenco e produção.

O astro usava capas, robes longos e uma cabeça de unicórnio nos bastidores, apesar das altas temperaturas no local. Além disso, o forte odor corporal de Ezra virou assunto entre a equipe.

Durante as gravações da série "The Stand" no mesmo ano, Ezra gritava, guinchava e cuspia, atrapalhando o andamento da produção.

Pessoas próximas apontam o divórcio dos pais de Ezra como o estopim da crise: "Antes disso, Ezra não havia pirado e perdido o controle em público", disse um amigo à revista Vanity Fair.

Brigas na Islândia, guru e culto

Em 2020, Ezra passou alguns meses em uma casa alugada na Islândia acompanhado de um "guru espiritual" chamado Jasper Young Bear.

Moradores de Reykjavik disseram à revista Variety que o ator agia de forma agressiva e cheirava mal. Não costumava trocar de roupa e passeava pelas ruas frias da cidade descalço, resmungando, com unhas dos pés longas e pontudas e uma ferida infeccionada no pé.

Boatos de que Ezra liderava um culto na casa, onde hospedava várias outras pessoas, começaram a circular na região.

Neste período, Ezra se envolveu em duas brigas em um bar. Um vídeo que mostra o ator enforcando uma mulher durante uma dessas confusões viralizou nas redes sociais, tornando público o momento complicado na vida do ator.

Segundo a Variety, a mulher perguntou sobre alguns machucados nos pés dele, que usava chinelos. Ezra disse que eram cicatrizes de uma luta, e a mulher brincou que poderia derrotá-lo em uma briga.

Ezra levou a proposta a sério e confrontou a mulher do lado de fora do bar. "Eu achei que era tudo brincadeira, mas não era", disse ela em entrevista.

Antes disso, de acordo com um garçom do bar, Ezra já havia se envolvido em uma briga em que enforcou e deu um tapa em outro cliente.

Ano conturbado

Em 2022, Ezra foi preso duas vezes e vários crimes e acusações vieram à tona, colocando em risco o lançamento do filme "Flash".

Em janeiro, o ator publicou um vídeo em suas redes sociais ameaçando matar membros da Ku Klux Klan: "Se vocês querem morrer, eu sugiro que se matem com suas próprias armas, ok? Caso contrário, continuem fazendo exatamente o que vocês estão fazendo agora, e vocês sabem do que eu estou falando, e, você sabe, nós faremos isso pra vocês, se é isso que vocês querem mesmo", diz.

Uma mulher alegou ter sido assediada por Ezra nesse mesmo mês, na Alemanha. Os dois tiveram um encontro romântico consensual em 2020 e não se viram novamente até fevereiro de 2022, quando Ezra fez outra visita. Nesta, o ator teve comportamentos agressivos após ela dizer que não era permitido fumar dentro de sua casa.

Pedi para que fosse embora 20 vezes, talvez mais. Então, ele começou a me insultar. Eu era 'uma transfóbica, pedaço de m*rda', uma 'nazista'. Começou a ficar tão, tão estressante para mim. Ezra estava andando pela minha casa, olhando tudo, tocando tudo, espalhando folhas de tabaco pelo chão. contou a mulher à Variety

Em fevereiro, outro incidente fez com que uma criança de 12 anos conseguisse uma medida protetiva contra Ezra. Segundo relatos de testemunhas ao site Daily Beast, Ezra ameaçou um homem com uma arma e acusou uma mulher de ser "bruxa e vampira" durante uma reunião de conhecidos.

Após as discussões, Ezra teria mudado seu foco para o filho da mulher, que tinha 11 anos na ocasião.

Ele ficou estranhamente atraído por mim e ficou falando sobre como amou minha roupa e meu estilo, falando sem parar como era ótimo. Foi muito desconfortável. Eu fiquei muito nervoso. Fiquei com medo de ficar perto dele depois que ele gritou com a minha mãe e ela estava chorando. disse a criança

Ezra também tocado e abraçado a criança, além de ter sugerido "guiá-la": "Ele é um ser elevado e seria sortudo de ter alguém como eu para guiá-lo."

Prisões

Em março, Ezra foi preso pela primeira vez no Havaí, após "ficar agitado quando clientes do bar começaram a cantar no karaokê". Em seguida "começou a gritar obscenidades e, em determinado ponto, tirou o microfone das mãos de uma mulher que estava cantando. Mais tarde, se lançou contra um homem que estava jogando dardos". Nessa ocasião, Ezra filmou sua prisão com a justificativa de produzir um NFT.

Depois, um casal pediu uma medida protetiva contra Ezra alegando que ele invadiu seu quarto e roubou documentos como passaporte e cartões de banco. Segundo o site Radar, Ezra estava hospedado na casa do casal e se tornou violento após ser liberado da prisão. "Eu vou enterrar você e a vadia da sua esposa", teria dito Ezra ao casal.

Três semanas depois da primeira prisão, Ezra foi preso novamente no Havaí por supostamente atirar uma cadeira na cabeça de uma mulher de 26 anos durante uma festa.

Acusação de aliciamento de menor e furto

Em junho, um casal acusou Ezra de aliciar, agredir e manipular psicologicamente a filha deles, Tokata Iron Eyes, hoje com 18 anos. Eles afirmam que ela conhece o ator desde os 13 anos e solicitaram uma medida protetiva para impedi-lo de se aproximar de Tokata.

De acordo com o TMZ, os pais de Tokata alegam que ela conheceu Ezra em 2016. No ano seguinte, o ator a teria levado para visitar os sets do filme "Animais Fantásticos e Onde Habitam" e oferecido para ela maconha, álcool e LSD.

A relação entre os dois prosseguiu até que, em janeiro deste ano, os pais foram buscar Tokata e descobriram no corpo da filha hematomas que teriam sido causados por Ezra. Além disso, a jovem não teria acesso a itens básicos como carteira de motorista, cartão de crédito, meias, roupas íntimas, dinheiro, celular ou mesmo às chaves do próprio carro.

Ao site Insider, um colega disse que presenciou comportamentos agressivos de Ezra contra Tokata. De acordo com ele, Ezra gritou com Tokata após vê-la usando maquiagem, além de já tê-la beijado e dito "Nenhum abuso sem amor". Tokata nega tudo e diz que Ezra tem sido "um grande apoio" para ela.

Ainda em junho, a Rolling Stone afirmou que o ator estaria abrigando uma família composta por uma mulher de 25 anos e seus três filhos em seu rancho em Vermont, nos EUA. As crianças, que têm entre 1 e 5 anos, estariam expostas a armas, munição e maconha na propriedade. A mais nova teria colocado uma bala na boca.

Em agosto, Ezra foi indiciado por furtar bebidas de uma casa. A defesa do ator diz que a casa é de um amigo de infância de Ezra e que o ator não sabia que "eles não eram mais amigos".

Altar para si mesmo e armas

Em setembro, a revista Vanity Fair publicou uma reportagem com mais detalhes sobre a situação de Ezra. Segundo a revista, há uma grande coleção de armas no rancho em Vermont, que chegaram a ser trancadas em um cofre após amigos e família ficarem preocupados com o estado do ator.

Quando dois amigos foram visitar Ezra alguns dias depois, a situação do astro era "lamentável". Ezra estaria "caído de cara no chão" e "surtando" por estar sem as armas.

A matéria diz ainda que há um altar na propriedade com munição, maconha, sálvia e estatuetas do Flash. Uma fonte diz que, recentemente, Ezra exigiu que a atriz Susan Sarandon fosse "louvá-lo" em seu altar por não tê-lo convidado para um jantar.

Ezra também acreditaria que é a "reencarnação de Jesus": "Ezra é Jesus e a Tokata uma deusa aracnídea indígena e a união deles será responsável pelo apocalipse. Eles acreditam que essa é a verdadeira razão pela qual ninguém quer os dois juntos", diz uma fonte.

Pronunciamento

Em agosto, Ezra se pronunciou pela primeira vez sobre as polêmicas.

Tenho passado recentemente por um período de crise intensa, agora entendo que estou sofrendo problemas complexos de saúde mental e comecei um tratamento contínuo. Quero pedir desculpas a todos por ter alarmado e chateado com o meu comportamento passado. Estou comprometido em fazer o trabalho necessário para voltar a um estágio saudável, seguro e produtivo em minha vida. Ezra Miller

O novo filme "Flash" continua programado para estrear nos cinemas em junho de 2023.