Topo

5º dia de RiR começa com calor de quase 40 graus, desmaios e fila por água

Quinto dia de "Rock in Rio" tem muito calor e funcionários ajudando fãs - Zô Guimarães/UOL
Quinto dia de 'Rock in Rio' tem muito calor e funcionários ajudando fãs Imagem: Zô Guimarães/UOL

De Splash, no Rio

09/09/2022 18h20Atualizada em 09/09/2022 21h16

Um sol para cada um! As primeiras horas do quinto dia do Rock in Rio foram marcadas pelo sol forte e a temperatura elevada. A sensação térmica em torno dos 40° castigou quem correu para ficar na grade do palco Sunset.

Antes do show dos cantores Di Ferreiro e Vitor Kley, que começou por volta das 15h30, fãs que estavam na grade gritavam por água à produção do evento.

Além disso, funcionários do festival tiveram de socorrer fãs que não aguentaram o calor. Eles levavam os fãs até postos médicos espalhados pela Cidade do Rock.

Na porta de um deles, o funcionário que organizava o fluxo local disse que diversas pessoas chegaram até o posto em cadeiras de roda após passar mal com o calor.

Um dos socorridos foi Uelder de Oliveira, de 27 anos. Ele estava na fila para andar no carrossel e teve uma queda de pressão, segundo a namorada, Julia Vieira, e a amiga, Naiara Muniz.

"Passou mal por causa do calor, estava na fila do carrossel para ganhar um copo e a pressão caiu. Mais de meia hora na fila para usar o brinquedo e ganhar um copo", conta Naiara.

"Começaram a distribuir água depois que ele desmaiou. A funcionária do brinquedo ficou desesperada porque era o terceiro que passava mal lá", diz Julia.

Fila por água

fila - Filipe Pavão/Splash - Filipe Pavão/Splash
Fila para buscar água n Rock in Rio em seu quinto dia é enorme
Imagem: Filipe Pavão/Splash

Se nos primeiros dias do festival encher a garrafinha de água nos bebedouros era uma tarefa simples, hoje não é tão fácil. A tarefa pode demorar até 40 minutos.

Com a noite chegando, mesmo que o sol tenta poupado a cabeça do público, o calor seguiu muito forte na Cidade do Rock. O dia ainda tem shows de Green Day, Avril Lavigne e Fall Out Boys.

Calor aumenta atendimento médico em 50% no RiR: saiba como evitar

Até 20h, o quinto dia de Rock in Rio teve um atendimento ambulatorial 50% maior do que a média dos outros dias, de acordo com o Dr Rodrigo Pires, supervisor médico do ambulatório Porto Saúde do RiR, informou a Splash.

Segundo o médico, os atendimentos foram referentes à desidratação e as consequências disso foram insolação, queda de pressão e náuseas casadas por estes sintomas.

O médico deu dicas para evitar que isso aconteça nos ainda 3 dias de festivais restantes:

1) hidratação antes e durante o festival
2) preferir comidas leves, evitando ultraprocessados
3) buscar lugares com sombra ou que tenham refrigeração dentro do festival
4) filtro solar
5) roupa leve, mas é importante trazer um casaquinho porque a temperatura da madrugada de domingo para segunda deve cair"

Rock in Rio tem o dia mais 'emo' da edição 2022; veja fotos