Topo

Fã diz que laser queimou câmera, e Alok questiona: 'Estava na tirolesa?'

Alok abre o Palco Mundo com o segundo dia de shows no Rock in Rio - Júlio Guimarães/UOL
Alok abre o Palco Mundo com o segundo dia de shows no Rock in Rio Imagem: Júlio Guimarães/UOL

De Splash, em São Paulo

04/09/2022 10h12

Um fã presente na segunda noite do Rock in Rio relatou um prejuízo que teria tido no show de Alok. Ele afirmou no Twitter que a câmera de seu celular queimou devido às fortes luzes dos lasers usados na apresentação do DJ.

O rapaz, chamado Rodrigo, publicou uma foto no Twitter e escreveu: "Última foto antes do laser do Alok queimar a câmera do meu iPhone. Que ódio", desabafou.

Os jogos de laser são uma marca dos shows do brasileiro. Após a foto viralizar, o DJ respondeu, brincando: "Oxe, cê tava na tirolesa?"

Alok questionou o lugar onde o fã estava porque o jogo de luzes teria ficado apontado para cima durante toda a apresentação. Além disso, a performance contou com fogos e duas mãos gigantes decorando o palco.

É possível isso acontecer?

Algumas fabricantes de celular alertam para riscos envolvendo as câmeras e luzes fortes. O risco de danificar os aparelhos ocorre porque as câmeras possuem sensores de imagem e cor. Quando a luz captada é muito forte, é possível que a leitura seja comprometida.

Em seu site oficial, a Sony avisa: "Não exponha as lentes a feixes como os de laser. Isto pode causar danos ao sensor de imagem e deixar a câmera defeituosa".

Já a Samsung sugere precaução com "calor excessivo ou energia de alta densidade", ou "uma fonte de luz forte".

No fórum oficial da Apple, uma pergunta registrada em 2022 sobre o tema levou à seguinte resposta: "Você não tem nada a temer. Provavelmente você está se referindo a uma caneta laser de baixa intensidade. Ela não vai machucar a lente da sua câmera."

A resposta — que recebeu o selo de "recomendada" pela Apple — traz na sequência a seguinte ressalva: "Note que uma luz com alta intensidade direcionada a um objeto vai transmitir radiação e criar calor que pode danificá-lo."

Nas redes sociais, outras pessoas relatam que tiveram as câmeras de seus celulares danificadas em situações parecidas, mas em outros festivais, shows de música ou festas.

Splash procurou a assessoria do DJ Alok, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. O espaço segue aberto e a nota será atualizada caso haja resposta.