Topo

'O Senhor dos Anéis': Quem é quem em 'Os Anéis de Poder'?

Gil-Galad (Benjamin Walkers), Galadriel (Morfydd Clark) e Elrond (Robert Aramayo) em "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder"  - Ben Rothstein/Prime Video
Gil-Galad (Benjamin Walkers), Galadriel (Morfydd Clark) e Elrond (Robert Aramayo) em 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder' Imagem: Ben Rothstein/Prime Video

De Splash, em São Paulo

27/08/2022 04h00

Quando "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder" estrear no Prime Video, às 22h da próxima quinta-feira (1º), uma extensa e importante porção do mundo criado por J.R.R. Tolkien chegará às telas pela primeira vez. Trata-se da Segunda Era, que marca a queda de Númenor e a forja dos anéis.

O universo criado pelo professor e escritor nascido na África do Sul é dos mais complexos e detalhados de que se tem registro na literatura de alta fantasia, e inspirou sagas que vão de "Star Wars" às "Crônicas de Gelo e Fogo".

Seus escritos meticulosos detalham a construção e a origem dos mais importantes aos menos complexos personagens e lugares.

Por isso, Splash traz um guia de tudo o que você precisa saber antes de assistir à nova série do Prime Video.

A História e os Elfos

As histórias conhecidas de "O Senhor dos Anéis" se dividem em três eras, sendo a primeira e a terceira as mais exploradas, respectivamente, em "O Silmarillion" e depois em "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

"Os Anéis de Poder" se passa na Segunda Era, em um período de relativa paz, e acompanha a ascensão e a queda de grandes reinados e o ressurgimento da maior ameaça já criada por Tolkien: Sauron. Nos livros, o período começa com uma vitória dos bons contra os maus, retratada em "O Silmarillion", e termina com a nova derrocada de Sauron.

No início da Segunda Era, os elfos tentam reconstruir a Terra-Média após a destruição causada pela guerra, e alguns grupos se dividem. O Alto-Rei Gil-Galad funda o reino de Lindon, e outros elfos se retraem para as florestas para ajudar a construir reinos próprios.

Entre os elfos, há cinco personagens importantes que estarão na série neste início: Galadriel, Elrond, Gil-Galad, Arondir e Celebrimbor.

LOTRTROP - Ben Rothstein/Prime Video - Ben Rothstein/Prime Video
Os elfos Galadriel (Morfydd Clark), Elrond (Robert Aramayo), Gil-Galad (Benjamin Walkers), Arondir (Ismael Cruz Córdova) e Celebrimbor (Charles Edwards), de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder'
Imagem: Ben Rothstein/Prime Video

Galadriel (Morfydd Clark) aqui está muito mais jovem do que a versão vista na trilogia adaptada para os cinemas por Peter Jackson. Nesta época, ela ainda não é a poderosa líder de Lothlórien que Frodo encontra, e é uma guerreira jovem e com um forte espírito aventureiro.

Elrond (Robert Aramayo), que apareceu na trilogia de Jackson interpretado por Hugo Weaving, também não é o sábio líder que ainda encontraremos. Ele é um jovem elfo, de grande potencial, que pôde escolher entre a vida imortal dos elfos ou a vida mortal humana por conta de sua ascendência meio-elfo. Seu irmão Elros, no entanto, escolheu a vida humana.

Gil-Galad (Benjamin Walkers) é a maior autoridade élfica de seu tempo, e líder estabelecido de Lindon, um local seguro e protegido contra os inimigos. A princípio, ele tem uma relação de mentoria com Elrond.

Arondir (Ismael Cruz Córdova) é um personagem novo, criado especificamente para a série. Ele é um elfo silvestre, que vive na floresta e acaba engatando um romance proibido com uma humana, Bronwyn (Nazanin Boniadi).

Celebrimbor (Charles Edwards) é um dos elfos mais emblemáticos da Segunda Era, descendente de Fëanor, que forjou os três Silmarils na Primeira Era. Eventualmente, ele cruza os caminhos de um estranho que o manipula para fazer poderosos anéis. O estranho, que se apresenta como Annatar, é Sauron disfarçado.

A Ilha de Númenor

LOTRTROP - Prime Video/Divulgação - Prime Video/Divulgação
A Ilha de Númenor, como vista em 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder'
Imagem: Prime Video/Divulgação

Um dos grandes marcos da Segunda Era é a queda de Númenor, o maior Reino dos Homens. Aqui, encontramos o continente, que fica a oeste da Terra-Média, ainda em seu período de glória.

É importante destacar que as origens do local têm relação com Elros, meio-elfo irmão de Elrond que escolheu viver entre os humanos, e cujo legado sobreviveu através dos reis de Númenor. Por isso, o reino tem uma conexão com os elfos, mas a série aborda o momento em que diferentes facções lutam pelo trono. Desta forma, conhecemos cinco personagens que serão importantes: Tar-Míriel, Ar-Pharazôn, Kemen, Elendil e Isildur.

TROP - Ben Rothstein/Prime Video - Ben Rothstein/Prime Video
Kemen (Leon Wadham), Tar-Míriel (Cynthia Addai-Robinson), Ar-Pharazôn (Trystan Gravelle), Elendil (Lloyd Owen), Eärien (Ema Horvath) e Isildur (Maxim Baldry) em cena de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder'
Imagem: Ben Rothstein/Prime Video

Tar-Míriel (Cynthia Addai-Robinson) é a rainha regente, única descendente do rei anterior, Tar-Palantir, que morreu sem gerar um filho. Ela simpatiza com os elfos, e tem ao seu lado como conselheiro o primo Ar-Pharazôn (Trystan Gravelle).

Pharazôn, no entanto, está destinado a ser o último dos reis de Númenor, e aquele que leva o reino à sua queda. Ele tem uma relação complexa com seu filho, Kemen (Leon Wadham), personagem criado especificamente para a série que vive em clima de tensão com o patriarca apesar de ocupar uma posição privilegiada.

Além deles, conhecemos o ancestral de Aragorn, o jovem marinheiro Isildur (Maxim Baldry), e seu pai, Elendil (Lloyd Own). Os dois permanecem amigos e aliados dos elfos, embora esta seja uma posição perigosa no reino. Considerados a única esperança para o legado de Elros, eles serão importantes para o futuro, já que a Segunda Era termina com Isildur cortando o Um Anel da mão de Sauron.

Bem-vindos a Khazad-dûm

LOTRTROP - Ben Rothstein/Prime Video - Ben Rothstein/Prime Video
Príncipe Durin (Owain Arthur) e Princesa Disa (Sophia Nomvette) são anões que comandam o reino de Khazad-dûm
Imagem: Ben Rothstein/Prime Video

"Os Anéis de Poder" traz à tona os tempos áureos de Khazad-dûm. O público acompanha a rotina do reinado sob as montanhas através do ponto de vista do príncipe Durin IV, e de sua esposa, a princesa Disa.

Este Durin é o último anão da realeza a compartilhar o nome do lendário progenitor Durin, o Imortal, e é possível que ele seja o receptor de um dos anéis dados por Celebrimbor e Sauron aos anões. Nos escritos originais, o papel cabia a Durin III.

Durin IV vem acompanhado de sua esposa, a princesa Disa, primeira anã do sexo feminino a ganhar tempo de tela nas recentes adaptações de Tolkien. A personagem é mais uma das que foram criadas exclusivamente para a série, e promete ser de extrema importância para Khazad-dûm.

Tem Hobbit? Mais ou menos

Muito antes de Bilbo ou Frodo Bolseiro, a Segunda Era não é um período muito focado nos Hobbits, mas a série traz para a história seres ancestrais chamados de Pés-Peludos.

Eles são criaturas nômades, que carregam as próprias casas nas costas e preferem andar descalços. A série deve dar ênfase sobretudo a Nori (Markella Kavenagh) e Poppy (Megan Richards), duas amigas que acabam entrando no caminho de questões importantes. Nori é aventureira e curiosa, e tem vontade de ver o mundo para além daquilo que lhe é permitido. Já a sua melhor amiga é mais cautelosa e está sempre tentando manter os pés de Nori no chão.

As duas acabam se metendo em confusões quando um meteoro cai na terra e elas descobrem um homem, que acaba sendo chamado de O Estranho (Daniel Weyman), na cratera.

Celebrimbor, Sauron e a forja dos Anéis de Poder

TROP - Ben Rothstein/Prime Video - Ben Rothstein/Prime Video
Galadriel (Morfydd Clark) e Halbrand (Charlie Vickers) em alto-mar em cena de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder'
Imagem: Ben Rothstein/Prime Video

Todos estes núcleos e personagens vão aos poucos encontrar um território em comum com a criação dos Anéis de Poder, algo que se inicia quando Sauron, disfarçado sob a alcunha de Annatar, consegue convencer Celebrimbor a criar 20 anéis mágicos de poder.

Segundo a lenda, três anéis foram dados aos Elfos, sete foram dados aos Anões e nove aos Homens. O último é o Um Anel, "que a todos governa", feito para o próprio Sauron.

Neste sentido, a maior pergunta da série é: qual dos personagens é Sauron sob algum disfarce? Por isso, todos os olhares se voltam para os novatos, criados especialmente para a trama.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.