Topo

Elvis morreu há 45 anos, mas muitos acreditam que ele ainda esteja vivo...

Elvis Presley morreu há 45 anos - Divulgação
Elvis Presley morreu há 45 anos Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

16/08/2022 04h00

Há 45 anos, o rei do rock deixou o seu trono. Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, no banheiro de Graceland, a sua famosa mansão em Memphis (EUA). Desde então, a morte do cantor está envolta em diversas polêmicas, como a real causa do óbito e também o fato de que sua autópsia foi colocada em segredo pela família até 2027.

Se por um lado a morte de Elvis é cercada de mistérios, por outro teorias da conspiração alegam que o rei ainda está vivo. Isso porque, logo depois da morte do cantor, fãs alegavam que o tinham visto, e uma mulher chegou a dizer que tinha recebido uma ligação do próprio cantor. São diversas ideias mirabolantes de que o artista ainda não morreu e apenas quis deixar a fama de lado para viver o anonimato.

Splash separou algumas das mais difundidas para você saber quais são essas hipóteses malucas e escolher a sua favorita.

Hermano

Entre as mais comentadas sobre Elvis ainda estar vivo, uma delas diz que ele forjou sua morte porque estava cansado de lidar com os fãs e os problemas que tinha que enfrentar com a vida de artista. Por isso, ele teria mudado de país e o local escolhido seria um vizinho do Brasil: a Argentina.

Uma vez na América do Sul, o rei do rock teria adotado John Burrows, nome utilizado por ele em diversos momentos de sua carreira.

Testemunha

Outra ideia sobre o que teria acontecido com o músico também envolve a ida para a Argentina, mas a justificativa é um pouco mais complexa. Neste caso, Elvis Presley faria parte de um programa de proteção à testemunha.

Ele teria se infiltrado em uma organização criminosa, mas descobriram que o cantor trabalhava para a polícia. Para sua segurança, foi embora do país e supostamente dado como morto.

Em casa

Há quem acredite que Elvis ficou morando em Graceland depois da sua morte forjada. Esta teoria foi embasada quando o fotógrafo Mike Joseph tirou uma foto do local e uma figura muito parecida com o artista aparece em uma janela.

Segundo foi reportado depois, a imagem era de Jimmy Presley, um primo do cantor.

Elvis Presley é motivo de conspirações - Reprodução - Reprodução
Elvis Presley é motivo de conspirações
Imagem: Reprodução

Las Vegas

Nos seus últimos anos de vida, Elvis fazia shows fixos em Las Vegas, local também conhecido por ter diversos sósias do artista. Ou seja, o lugar perfeito para ele viver depois de ter "morrido".

O rei do rock poderia até mesmo usar suas roupas e falar com a sua conhecida voz. Caso fosse reconhecido, poderia alegar apenas ser um ator que se passava por Presley.

Sangue

O ex-pastor Bill Beeny foi longe na tentativa de provar que Elvis está vivo. Para isso, ele afirma ter amostras de sangue do corpo que estava no caixão e, segundo alega, o DNA não é o mesmo.

O conspiracionista até mesmo lançou o livro "Elvis' DNA Proves He's Alive", algo como "o DNA do Elvis prova que ele está vivo" em tradução livre para o português.

Enterro

Elvis serviu o Exército por um período da sua vida, chegando até mesmo ao posto de sargento. Mas o seu enterro não contou com as honras militares. Para se ter uma ideia, o caixão não foi coberto com a bandeira dos EUA, como de costume.

Os conspirólogos acreditam que o pai do cantor não aprovou as pompas pois não era seu filho seu enterrado.