Topo

OPINIÃO

'Pantanal': Após 'abandono' na 1ª versão, Trindade terá futuro diferente?

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/07/2022 04h00

Xeréu Trindade, interpretado por Gabriel Sater, é um dos peões mais amados pelos fãs de "Pantanal" (TV Globo). O personagem, que tem pacto com o diabo, ainda tem um futuro incerto no remake adaptado por Bruno Luperi.

Na versão original, exibida pela extinta TV Manchete, em 1990, Trindade era interpretado pelo pai de Gabriel, Almir Sater.

Na época, o ator fez tanto sucesso que a emissora decidiu retira-lo da história para Almir dar vida ao protagonista da novela seguinte "A História de Ana Raio e Zé Trovão".

Almir Sater precisou ser tirado da história na primeira versão porque se revelou um grande ator e fez um sucesso estrondoso. Aí quiseram transformá-lo em Zé Trovão. Cristina Padiglione, colunista da Folha, no "Splash Vê TV"

Para tirar o Trindade interpretado por Almir de cena, o personagem sumiu misteriosamente assim como foi sua chegada ao Pantanal.

Na versão de 1990, o violeiro abandona o Pantanal e deixa Irma (Camila Morgado) grávida de um filho seu. Ele toma essa decisão após a personagem procurar uma consulta médica para cuidar da gestação, contraindo os ideais do pai do bebê, que tem pacto com o diabo.

Irma chega a pedir perdão pelo que fez, mas Trindade diz que o encanto foi quebrado e ele, em breve, vai deixar o Pantanal. É o que acontece poucos capítulos depois. Ao amanhecer, os peões percebem a falta de Trindade e comunicam a Zé Leôncio que ele foi embora da fazenda.

Na reta final da novela, ele retorna para fazer o parto do próprio filho. Com dificuldades para parir, Irma recebe a visita do peão que aparece misteriosamente em seu quarto ao som de uma viola.

Todos ficam surpresos com a aparição de Trindade, que, antes de ir embora, pede a Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos na atual versão) para cuidar de Irma e da criança.

Ainda não há nenhuma confirmação se Bruno Luperi manterá o destino do personagem da mesma forma que foi escrito pelo avô Benedito Ruy Barbosa.

Cristina Padiglione torce para que Trindade permaneça em cena até o fim do remake.

Como Gabriel Sater não fará o Zé Trovão, pode ser poupado e deixado em cena até o final. Ele até torce para ter um spin-off no Globoplay, com a história do violeiro que tem um pacto com o diabo e encanta as mulheres.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Marcelle Carvalho, ao lado de Aline Ramos e Cristina Padiglione, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.