Topo

De vacina à perda do filho: como foram os anos reclusos de Roberto Carlos

O cantor Roberto Carlos no prédio onde mora, na Urca, no Rio de Janeiro - Daniel Delmiro / AgNews
O cantor Roberto Carlos no prédio onde mora, na Urca, no Rio de Janeiro Imagem: Daniel Delmiro / AgNews

De Splash, em São Paulo

20/04/2022 10h30

Depois de dois anos, Roberto Carlos voltou a aparecer em sua sacada para comemorar o próprio aniversário. Por causa da pandemia do coronavírus, o cantor suspendeu a tradicional celebração com os fãs nos últimos anos.

No entanto, mesmo recluso, ele viveu momentos importantes durante o isolamento, como a vacinação contra a covid-19 e a perda do filho, Dudu Braga.

Relembre:

Casamento do filho

Em agosto de 2021, o cantor participou da oficialização do casamento do filho, Dudu Braga, com Valeska Braga. A cerimônia íntima contou com a presença de amigos e familiares. Dudu e Valeska estavam juntos há 17 anos e são pais de Laura, 5.

Perdas importantes

Menos de um mês após o casamento, Dudu Braga morreu, aos 52 anos, vítima de um câncer no peritônio.

Filho do primeiro casamento de Roberto Carlos, com Nice Rossi, Dudu nasceu com glaucoma congênito e, aos 23 anos, teve um descolamento de retina. Apesar de ter passado por diversos procedimentos, não conseguiu recuperar o sentido.

Além do filho, Roberto Carlos também perdeu o irmão. Lauro Braga — que recebeu o nome de sua mãe, Lady Laura — tinha 89 anos e morreu em um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele estava internado há quatro meses, depois de ter meningite e sofrer um AVC.

Imunização

Em 1º de março do ano passado, Roberto Carlos recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Na época com 79 anos de idade, o cantor comemorou:

Todo mundo tem que vacinar, deve vacinar, é importante. Vacina sim!

Especial de fim de ano

O tradicional especial de fim de ano de Roberto Carlos na TV Globo não aconteceu em 2020 por causa da pandemia. Na ocasião, a emissora carioca reprisou um show dele de 2011.

Já no ano passado, o cantor pôde realizar uma edição inédita do evento — que contou com participações de Ivete Sangalo, Fafá de Belém, Sandy e outros artistas.

TOC potencializado

Conhecido portador de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Roberto Carlos afirmou em entrevista para "O Globo" que a pandemia potencializou o problema. Desde que o isolamento social começou, o cantor se manteve isolado em seu apartamento no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e o medo de se contaminar fez com que suas manias de limpeza e higienização fossem elevadas.

Cruzeiro cancelado

Neste ano, o tradicional cruzeiro anual de Roberto Carlos, que sairia do Porto de Santos (SP) no dia 11 de março, foi cancelado mais uma vez para evitar a disseminação do coronavírus.

Segundo a produção, o Projeto Emoções em Alto Mar 2022 deve acontecer na próxima temporada de cruzeiros, entre novembro deste ano e março de 2023.