PUBLICIDADE
Topo

'É presidente ou subcelebridade?': a longa treta entre Anitta x Bolsonaro

Anitta não esconde o descontentamento com o governo e bate de frente com Jair Bolsonaro - Getty Images
Anitta não esconde o descontentamento com o governo e bate de frente com Jair Bolsonaro Imagem: Getty Images

De Splash, em São Paulo

18/04/2022 12h15

Um novo capítulo da briga entre Anitta e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem se desenrolado nos últimos dias. Desta vez, a cantora bloqueou a conta oficial do político no Twitter depois que ele ironizou uma postagem feita pela artista em relação à simbologia da bandeira do Brasil e as cores verde e amarelo.

Anitta publicou um tuíte no qual escreveu que os símbolos nacionais "pertencem aos brasileiros" e ninguém deveria se "apropriar" deles, em uma possível referência a Bolsonaro, que utiliza as cores da bandeira nacional para fazer campanha política contra o PT, partido que conta com vermelho em sua bandeira.

O presidente então compartilhou a publicação da cantora e escreveu: "Concordo com a Anitta". Ela, por sua vez, respondeu: "Ai garoto vai catar o que fazer vai". Depois, ela revelou ter bloqueado o político. "Meti logo um block para esses adms [administradores] dele não ficarem usando minhas redes sociais para ganhar buzz [barulho] na internet."

A desavença entre os dois não é novidade, e Anitta a Bolsonaro mantêm uma "briga" já há um bom tempo.

Jair Bolsonaro participou de motociata em rodovia de SP em 15 de abril de 2022 - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Jair Bolsonaro participou de motociata em rodovia de SP em 15 de abril de 2022
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Lollapalooza

Uma "treta" recente entre o presidente e a cantora aconteceu em março deste ano, quando Anitta se disponibilizou a pagar a multa para os artistas que gritassem "fora Bolsonaro" durante os shows. Na ocasião, uma decisão do ministro do TSE Raul Araújo havia determinado punição ao evento e a quem se apresentasse e se manifestasse publicamente.

BBB

Ainda em março de 2022, o Jair Bolsonaro publicou em seu Twitter que não gosta de "Big Brother Brasil": "Não assisto ao 'BBB 22'. Muito ruim. Boa noite a todos!". A cantora respondeu à publicação: "É presidente ou subcelebridade?".

O político então respondeu a Anitta com um vídeo em que um homem parecido com ele dança o hit "Faking Love" e escreveu: "Não sou eu".

Anitta ironizou o presidente quando ele se pronunciou sobre o BBB - Reprodução / Instagram @coachella - Reprodução / Instagram @coachella
Anitta ironizou o presidente quando ele se pronunciou sobre o BBB
Imagem: Reprodução / Instagram @coachella

Aulas de Francês

Outra farpa trocada entre Jair Bolsonaro e Anitta aconteceu em outubro do ano passado, quando o presidente foi entrevistado no programa "Pânico", da Jovem Pan, e ao falar sobre a pandemia do coronavírus, disse:"Vimos artistas, atores, atrizes conhecidíssimas [falando]: 'Olha, tô aqui [em casa] aprendendo francês. Eu tô aqui mexendo no bonequinho de papel. Fica em casa".

Ele não citou diretamente a cantora, mas os fãs da artista entenderam que falar sobre as aula de francês foi um ataque a ela, uma vez que Anitta fez uma live aprendendo o idioma.

"O presidente sabendo mais da minha vida do que da crise ambiental/financeira/ etc etc do país que ele devia tá cuidando? bom eu tô aqui estudando tudo que posso aprimorar meu trabalho e me fazer crescer. E você? Tá fazendo o que além de caçar treta na internet", Anitta respondeu à época.

Distanciamento

Em julho de 2020, Anitta usou as redes para criticar Bolsonaro por não promover o distanciamento social em meio à pandemia.

Para mim, o presidente tem que governar para todos, não só para aqueles que pensam como ele.
Anitta, sobre a política de Bolsonaro em relação à covid-19.

Ignorância

A cantora também não deixou barato quando o presidente disse que gostaria de "encher" uma jornalista de "porrada", depois que a repórter perguntou sobre os depósitos feitos por Fabrício Queiroz à esposa, Michele.

Sempre achei a pessoa que parte para a agressão a maior prova de ignorância mental e falta de intelecto. Vendo o presidente resolver as coisas na porrada, tenho certeza da teoria.

Anitta não deixou barato quando Bolsonaro ameaçou uma jornalista brasileira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Anitta não deixou barato quando Bolsonaro ameaçou uma jornalista brasileira
Imagem: Reprodução/Instagram

Reclamação Internacional

Em setembro de 2020, Anitta criticou Bolsonaro na imprensa internacional, durante entrevista à revista britânica NME. A cantora o acusou de estar "fazendo nada" contra os incêndios na Amazônia e criticou sua política em relação ao coronavírus.

Acho que o presidente não está conduzindo a crise [do coronavírus] de maneira positiva. Você sabe, ele está apenas tentando evitar a responsabilidade pelos problemas dele.

A favor do SUS

A cantora também bateu no presidente ao defender o SUS, em outubro de 2020. Nas redes sociais, fez campanha contra um decreto sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que pedia avaliações sobre a possibilidade de conceder as Unidades Básicas de Saúde à iniciativa privada.

Só com uma pesquisa no Google, vão saber duas coisas: de onde vim e por que já precisei do SUS até pouco tempo e por que o SUS representa muito mais do que acham que representa.

"Bolsocaro"

Em março de 2021, Anitta compartilhou um vídeo que zoava a política econômica até então.

Veja mais: Alto Astral com Papisa analisa mapa astral de Anitta