Topo

Além de Maria Fernanda Cândido: Quem é o outro brasileiro em Harry Potter?

Eduardo Lima criou o Mapa do Maroto e outros objetos de Harry Potter - Divulfação/ Studio MinaLima
Eduardo Lima criou o Mapa do Maroto e outros objetos de Harry Potter Imagem: Divulfação/ Studio MinaLima

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

13/04/2022 04h00

O mundo de Harry Potter no cinema ganha um novo capítulo com "Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore", que chega às telonas na próxima quinta-feira. Um dos chamarizes da obra - pelo menos para o público brasileiro - é a presença de Maria Fernanda Cândido, que vive Vicência Santos, a bruxa que representa o Brasil nas eleições para Ministro da Magia. No entanto, a atriz não é a única brasileira na produção: o designer Eduardo Lima também faz parte da franquia.

Mineiro de Caxambu, Lima fala empolgado sobre a aventura de trabalhar com a história do garoto com a cicatriz de raio há 21 anos, desde que "Harry Potter e Câmara Secreta" foi lançado, em 2002. "Se tem Brasil na saga, eu estou por trás", diz o designer em entrevista a Splash.

A empreitada pelo mundo mágico começou quando ele, recém-formado em design gráfico pela PUC-RJ, decidiu seguir o sonho de estudar fora do Brasil e foi para Londres, na Inglaterra, perseguir esse desejo. Uma vez no país europeu, ele se apaixonou pela cidade e, depois de resolver burocracias, decidiu se mudar de vez junto com o marido, Maurício Carneiro.

Com o sonho inicial de contar histórias, ele já contava com experiência como assistente de montagem de filmes na bagagem, mas ainda faltava um trabalho. Apresentado por uma amiga, o artista conheceu a designer Miraphora Mina, que, à época, estava trabalhando na produção do segundo longa do menino bruxo. "A primeira coisa que ela fez para o filme foi a carta de Hogwarts que o Harry recebe", relembra.

Ela ofereceu um estágio a ele, que agarrou com unhas e dentes a oportunidade. A parceria cresceu tanto que hoje eles são sócios na empresa MinaLima, e até hoje trabalham como uma dupla na parte gráfica das produções da franquia. Isso quer dizer que os marcantes objetos que vemos em tela - como as passagens de trem ou os livros de magia - foram criados por Eduardo Lima.

Eduardo Lima está na franquia Harry Potter há 21 anos - Divulgação/ Studio MinaLima - Divulgação/ Studio MinaLima
Eduardo Lima está na franquia Harry Potter há 21 anos
Imagem: Divulgação/ Studio MinaLima

Para o artista, ser um dos responsáveis pela produção do universo de Harry Potter é como "ter ganhado na loteria". "A gente ama de paixão trabalhar nessa franquia, e ter o Brasil representado atrás e nas frentes das câmeras me deixa muito feliz."

Animais Fantásticos e o Brasil

No novo filme de "Animais Fantásticos", o designer pode colocar ainda mais a sua brasilidade presente no filme. "Podemos criar o Ministério da Magia dos Estados Unidos do Brasil", diz empolgado.

Inicialmente, uma parte do filme seria finalizada no Rio de Janeiro, mas em decorrência da pandemia, os planos tiveram que ser alterados e os objetos referentes à campanha de Vicência Santos ao Ministério da Magia foram feitos à distância por Lima. "Os banners, os detalhes, fiz da minha cabeça." Ele conta que chegou a vir ao Brasil, em 2019, para estudar melhor museus e lugares, mas como o roteiro ainda não estava finalizado, não sabia o que seria usado ou não. "Por fim, usei tudo!"

Quanto à escolha de Maria Fernanda Cândido para o papel, Eduardo Lima não economiza nos elogios. "Adorei, ela é maravilhosa e talentosa. Adorava assisti-la na novela 'Terra Nostra'. Ela foi a escolha perfeita."

Maria, inclusive, também é só elogios ao seu conterrâneo. "É um brasileiro de Minas Gerais, que já trabalha há muitos anos na franquia. É o graphic designer, o ilustrador que cria toda essa parte de ilustrações e, com certeza, é alguém que deve ter levado muitos elementos do Brasil por ser brasileiro. Ele foi uma pessoa que tive o prazer de conhecer e é uma artista incrível, excelente", ressaltou ela a Splash.

Maria Fernanda Cândido em 'Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore' - Reprodução/Instagram/Wizarding Wordl - Reprodução/Instagram/Wizarding Wordl
Maria Fernanda Cândido vive Vicência Santos em 'Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore'
Imagem: Reprodução/Instagram/Wizarding Wordl

Criação de Detalhes

Um fã de Harry Potter sabe reconhecer os detalhes e objetos da saga de longe, como a capa da invisibilidade, o Mapa do Maroto e outros vários. Lima conta que, com cada um dos adereços de cena, há uma preocupação especial, como acontece com os livros, por exemplo, que têm conteúdo de verdade, não são páginas em branco. "A gente tem certeza que as coisas não serão vistas pelas câmeras, mas a gente faz isso também para ajudar os atores a entrarem no clima."

A Splash, ele conta um detalhe que pode deixar os fãs empolgados: "Tem um pôster do Grindelwald, daqueles de 'procurado', que fizemos ter a mesma posição do que aparece de Sirius Black em 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban'."

E os Animais?

Ao ser questionado sobre a sua atuação ao criar os fatídicos animais que são fantásticos, Lima explica ser responsabilidade de outro departamento, o de efeitos visuais. No entanto, o trabalho não deixa de ser em conjunto.

"Desde o início, eu vi o conceito dos animais porque tivemos que trabalhar juntos, afinal vários objetos aparecem e conta com as imagens desses bichos criados, então precisávamos saber as interpretações deles", explica.

Por fim, ele revela que acrescentou uns conhecidos dos brasileiros no banner de Vicência Santos: "coloquei um papagaio e um sagui."