Topo

'Harry Potter não é mais criação de uma pessoa só', diz designer brasileiro

Eduardo Lima, o brasileiro que ajudou a criar o mundo de Harry Potter - Divulgação/ Studio MinaLima
Eduardo Lima, o brasileiro que ajudou a criar o mundo de Harry Potter Imagem: Divulgação/ Studio MinaLima

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

06/02/2022 04h00

"Harry Potter" faz parte do imaginário de uma boa parte das crianças que cresceram nos anos 2000 e, mesmo tantos anos depois do lançamento do primeiro livro, em 1997, o bruxinho com cicatriz de raio na testa ainda está bastante presente na cultura pop. E, para o orgulho do Brasil, há um representante do país na criação deste tão querido universo do qual muitos gostariam de fazer parte: o mineiro de Caxambu Eduardo Lima, 47, um dos designers responsáveis por dar vida ao mundo bruxo.

Envolvido na franquia desde o segundo filme da série, "A Câmara Secreta" (2002), ele também está na produção do spin-off "Animais Fantásticos" e dos livros ilustrados da saga. Para ele, Harry Potter não é mais criação de apenas uma pessoa, a controversa autora J.K. Rowling, mas pertence a todos os envolvidos na franquia. "Seria errado achar que algo do tamanho desta produção é apenas de uma pessoa. Não é mais", diz em entrevista a Splash.

Todos os títulos envolveram o trabalho e a dedicação de muita gente, que está nisso há muito tempo.

Lima não fala diretamente sobre a escritora e explica que a convivência com ela era cordial, apenas durante a produção dos filmes. "Eu a conheci quando ela visitava o set, mas não temos uma relação", explica.

Passe de Mágica

Formado em design gráfico pela PUC-RJ, ele brinca de que "foi mágica que me trouxe para Harry Potter". Recém-formado e com o sonho de morar fora do Brasil, foi para Londres, na Inglaterra, para estudar.

Sou muito brasileiro, daqueles de dorme enrolado na bandeira, mas eu sentia uma necessidade de conhecer mais.

Lima conta que se apaixonou pelo país europeu e, depois de resolver algumas burocracias, se mudou de vez para a Inglaterra junto com o marido, Maurício Carneiro. Com o sonho de contar histórias e experiência como assistente de montagem de filmes na bagagem, o artista conheceu a também designer Miraphora Mina, que estava trabalhando na produção do segundo longa do menino bruxo. Ela ofereceu um estágio a ele, mas a parceria cresceu tanto que hoje eles são sócios na empresa MinaLima.

"Quando eu a conheci, não sabia nada de Harry Potter ainda. Ela me contou que tinha terminado o primeiro longa e estava trabalhando no segundo. Então, comecei a ler o livro e me apaixonei", conta. "Logo no terceiro capítulo eu pensei: 'Tem algo de muito especial nesta história."

Na franquia, sua função foi desenvolver a parte gráfica dos filmes. O que isso quer dizer? Que os marcantes objetos mágicos que vemos em tela passaram pela mente e mãos de Eduardo Lima. "O Mapa do Maroto, o jornal 'Profeta Diário', os livros de magia, as passagens de trem, a carta de Hogwarts... São as coisas que acabam por tornar Harry Potter mais que apenas um filme."

Eduardo Lima com uma edição do 'Profeta Diário' - Divulfação/ Studio MinaLima - Divulfação/ Studio MinaLima
Eduardo Lima com uma edição do 'Profeta Diário'
Imagem: Divulfação/ Studio MinaLima

Para o designer, suas criações se tornaram figuras de extrema importância para a composição do universo bruxo, e ele arrisca caracterizar o Mapa do Maroto, por exemplo, como um personagem. "Não é apenas um objeto de cena. Na produção, tratávamos como uma peça importante do filme."

Novo desafio

Depois de trabalhar em sete filmes da franquia, Lima também foi chamado para criar o universo de "Animais Fantásticos". Para ele, a saga apresenta "cada hora um desafio diferente", pois a produção do spin-off dependeria ainda mais da sua imaginação.

"É uma coisa que nos deixa cada vez mais empolgados por trabalhar com esse mundo bruxo. No caso de 'Animais Fantásticos', não tínhamos base de nada e se tratava de uma história que se passa 70 anos antes de Harry Potter, em 1926", lembra o designer. "Disseram: 'Faz ai!', mas foi legal também porque visitamos além do mundo mágico e também vimos o mundo trouxa. Foi bacana, tivemos muito o que pesquisar."

O terceiro filme, "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", chegará aos cinemas em 15 de abril deste ano e, como já foi revelado, terá Maria Fernanda Cândido no elenco, assim como algumas cenas no Brasil. Lima conta que trabalhou sim na parte brasileira do filme, mas ainda não pode contar muita coisa.

Livros

Capa da edição ilustrada de 'Harry Potter e Câmara Secreta' - Divulgação/ Rocco - Divulgação/ Rocco
Capa da edição ilustrada de 'Harry Potter e Câmara Secreta'
Imagem: Divulgação/ Rocco

Além do trabalho com os filmes, Eduardo Lima e Miraphora Mina também são responsáveis pelas ilustrações das edições especiais dos livros, que no Brasil são lançados pela Editora Rocco. O mais recente deles é "Harry Potter e a Câmara Secreta", que chegou às lojas em janeiros deste ano.

"Pudemos criar coisas que não fizemos antes, porque não era nosso departamento na produção dos filmes. Por exemplo, agora eu posso criar tudo, desde o personagem ao figurino e os cenários. Posso dar palpite em tudo!"