Topo

Fafá de Belém critica desrespeito a idosos: 'Voltar a ensinar os jovens'

Fafá de Belém foi jurada do The Voice + - João Miguel Júnior/Globo
Fafá de Belém foi jurada do The Voice + Imagem: João Miguel Júnior/Globo

De Splash, em São Paulo

10/04/2022 10h03

A cantora Fafá de Belém, 65, desabafou sobre a maneira como os idosos são tratados no Brasil. Em entrevista à revista Quem, a artista afirmou que o respeito foi "ficando esquecido" devido a "urgência da vida moderna".

"Falar de etarismo no Brasil é muito complicado. Acho que a gente tem que voltar a ensinar nossos jovens como tratar uma pessoa mais madura, seus avós, uma pessoa de cabelo branco, que está no meio da rua e quer atravessar. Tudo isso foi ficando esquecido, por conta de uma urgência da vida moderna", disse.

Exemplificando o tratamento recebido pelas pessoas mais velhas, Fafá citou um episódio que viveu com Paulinho da Viola, 79. Os dois se encontraram no aeroporto e quando foram procurar lugar para sentar, viram apenas jovens e suas mochilas ocupando bancos — e nenhum cedeu lugar a eles.

"Isso é uma falta de respeito. Acho que a gente tem que reeducar esse país sobre o que é amadurecer, sobre o que é diferente de você. Por isso, fiquei muito emocionada por terem me convidado para o The Voice+ e aplaudi de pé todos ali. Esses cantores com mais de 60 gritam para o lado preconceituoso desse país: 'Yes, we can (Nós podemos, em inglês)'", considerou.

Fafá de Belém foi uma das técnicas do "The Voice+", versão do "The Voice Brasil" para a terceira idade. O programa terminou no último domingo (3) e Vera de Maria, do time de Toni Garrido, foi a voz consagrada desta temporada.