Topo

Efeito Casimiro: quem aparece nos reacts que conquistaram o Brasil?

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

23/02/2022 04h00

O carioca Casimiro Miguel, 28, está longe de ser um streamer comum. Ele atrai constantemente novos públicos falando de diferentes assuntos e, ao mesmo tempo, também beneficia outros criadores de conteúdo — além de ajudar em questões humanitárias como em Petrópolis.

Ele, que estabeleceu o recorde brasileiro na Twitch ao bater 545 mil acessos simultâneos, costuma replicar uma atividade comum entre os brasileiros durante as madrugadas. Casimiro bate um papo com a galera, encontra uma distração e faz comentários sobre os vídeos que encontra, os chamados "reacts". Você pode encontrá-lo por aí, de bobeira, mesmo quando está assistindo ao "BBB 22".

Mas ele também se destaca por "furar a bolha" do esporte e apresentar muito entretenimento. Splash conversou com criadores de conteúdo que já apareceram nos reacts de Casimiro.

Ele "meteu essa"

Casimiro Miguel atraiu a curiosidade do público ao se interessar pelo "Shark Tank Brasil", do Sony Channel.

A dinâmica é simples: um empreendedor conta a sua ideia e pede o valor necessário para a aplicação. Empresários de sucesso, como Caito Maia, Camila Farani e João Appolinário, decidem se o visitante receberá o investimento.

Carol Paiffer, uma das apresentadoras e investidoras da atração, conta que o trabalho do streamer chamou a atenção das famílias dos outros jurados. "Quando nos reunimos pela primeira vez durante a pandemia, eles comentaram que os filhos gostavam muito de assistir aos reacts".

Ela foi avisada pela produção do programa que Casimiro costumava especular sobre seu patrimônio. A presidente da Atom, empresa que cria conteúdos voltados ao mercado financeiro, gostou e procurou o streamer para entender como ele via o próprio futuro profissional.

"Ele é extremamente espontâneo. Este é o perfil do brasileiro, de sempre assistir ao conteúdo comentando alguma coisa com quem está por perto. Ele faz de uma maneira engraçada, e todos se identificam com o que ele pensa no momento em que está assistindo."

Ela destaca que o trabalho de Casimiro tem "função educativa", principalmente por trazer uma linguagem mais simples e públicos novos ao programa que discute investimentos.

Quanto mais Casimiros, melhor para todos

O trecho de um dos episódios de "Shark Tank Brasil" foi visto por mais de 1,8 milhão de pessoas após Casimiro divulgar suas reações em um corte feito para seu próprio canal no YouTube.

Não tem jeito, doidão

Casimiro tornou-se referência também quando o assunto é culinária. São muitos os casos em que as reações diante de receitas, das simples às mais complexas, chamaram a atenção do público.

Uma das youtubers que mais aparecem é Thalita Campedelli. A brasileira mora atualmente em Roma, Itália, mas encantou Casimiro com lanches preparados para os três filhos levarem às escolas na Rússia.

Mas não foi com Thalita que tudo começou. Erick Jacquin e o "Pesadelo na Cozinha", programa da Band, foram os escolhidos quando Casimiro optou por entrar no universo culinário.

Ele é perfeito nos comentários, brinca com personagens que são complexos e sempre acerta o alvo. Pode parecer simples o que ele diz, mas é algo muito preciso. [...] Todos gostariam de ver o próprio programa na live do Casimiro, não tenho dúvidas. Principalmente com um formato como o nosso, que é real e autêntico.
Max Solla, diretor do 'Pesadelo na Cozinha'

Aceitas Whisky?

Tierri Gabriel decidiu criar um canal para "deixar um legado", pois achava injusto não compartilhar os conhecimentos sobre Whisky após anos de estudos.

O youtuber fez um vídeo avaliando as bebidas consumidas pelo rapper MD Chefe, que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram. O conteúdo impressionou Casimiro, que fez questão de divulgar o canal "Tierri Whisky".

O canal começou a bombar de uma hora para outra, e as pessoas começaram a comentar que chegaram lá graças ao Casimiro.

"Alguns grupos da alta sociedade começaram a entrar em contato comigo para comentar sobre o vídeo. Você começa a entender a proporção. Ele aborda o público mais simples e também a classe A. Isso é surpreendente. Há professores de universidades e outros intelectuais, autoridades em suas áreas, que estão assistindo ao Casimiro constantemente."

Um Whindersson Nunes? Pode ser, talvez. Tem potencial, caso ele profissionalize cada vez mais

Papo de leilão?

O repórter de TV Eduardo Campos notou uma oportunidade ao trazer detalhes sobre um assunto pouco comentado no YouTube. Com passagens por Record, Globo, Band e RedeTV!, o jornalista da TV Cultura criou um canal para explicar como funcionam os leilões.

O "Tudo Leilão", que conta com mais de 300 mil inscritos na plataforma, atingiu um público ainda maior após Casimiro acompanhar em live os conteúdos que traziam detalhes sobre os leilões realizados pela Receita Federal.

O principal é a simplicidade e a inteligência. São coisas simples que geram reciprocidade

"Ele mostra um cara fritando hambúrguer, algo normalmente considerado besta, mas apresenta e comenta de forma tão inteligente que a curiosidade das pessoas cresce. Faz você enxergar com outros olhos. Coisas simples geram reciprocidade."

O setor de leilões é apenas uma das "peculiaridades". Os imóveis de luxo mostrados pelo especialista Augusto Braga e as viagens de Jayme Drummond, conhecido como "Carioca no Mundo", também estão entre os conteúdos que fazem sucesso com o público.

Casimiro também passou a acompanhar detalhes das casas de famosos. Camilla de Lucas, participante do "BBB 21", riu ao descobrir um vídeo do streamer reagindo à mansão comprada por ela no Rio de Janeiro.

'Dogão' liberado em Curitiba

O trabalho de Marcos Adriano ficou conhecido após uma "brincadeira" proposta pelo streamer. O curitibano é dono da "barraca do Marcão", que vende cachorros-quentes na capital paranaense. Após enviar um simples comentário sobre o "BBB 22" durante a live, Marcos recebeu R$ 5 mil reais via Pix e viu Casimiro convidar o público para comer de graça no local.

Marcos Adriano, que normalmente fecha o estabelecimento às 00h30, ficou por mais uma hora para atender o público nesse dia. O sucesso foi tanto que os ingredientes acabaram e o comerciante precisou distribuir um "vale lanches".

Não é sobre dinheiro. Ele muda vidas com autoestima, o que é muito mais importante do que o dinheiro que ele me transferiu

"Eu agradeceria e ficaria emocionado ao encontrá-lo. Fiquei um pouco mais conhecido em Curitiba, o que me fez trabalhar melhor", afirmou Marcos.

Casimiro não ajudou o comerciante apenas com o aumento nas vendas. Marcos também foi procurado para ser o garoto-propaganda de uma rede local de supermercados.

"Eles acompanharam a repercussão e me chamaram para fazer vídeos. Eu não tinha nem ideia de orçamento, nunca trabalhei nesta área. Conversamos, assinei o contrato e eles me explicaram o que eu tinha que fazer."

Entre o trabalho na TV e as lives na Twitch, não podemos cravar qual será o futuro profissional de Casimiro. Mas uma coisa é certa: ele mostra como é bom valorizar, acompanhar e dar boas risadas com tantos conteúdos de qualidade na internet.