Topo

O que é real e o que é mentira na série 'Inventando Anna'

Colaboração para Splash, em São Paulo

18/02/2022 04h00

Em "Inventando Anna", série em primeiro lugar no top 10 das produções mais vistas da Netflix no Brasil, a jornalista Vivian Kent (Anna Chlumsky) conta a história de Anna Delvey (Julia Garner), uma golpista que enganou bancos e a elite de Nova York fingindo ser uma herdeira alemã.

A trama é baseada em uma reportagem investigativa verdadeira, escrita por Jéssica Pressler. Ao site Vulture, a jornalista contou o que é real e o que foi inventado para a série produzida por Shonda Rhimes ("Grey's Anatomy", "Bridgerton").

Jornalista estava grávida durante apuração

Primeiramente, a gravidez da jornalista é um fato verdadeiro. Na série, Vivian está grávida enquanto investiga o passado de Anna e se divide entre consultas pré-natais, o marido ansioso para ser pai e as provas e fontes que precisa para escrever a matéria sobre a golpista.

Na vida real, Jéssica conta que esperava seu primeiro bebê quando escrevia a história.

Eu estava super grávida enquanto relatava essa história e a terminei duas semanas antes de ter um bebê. Acho que Shonda gostou da ideia de ter uma mulher grávida, e foi uma coisa interessante mostrar que você pode viver sua vida enquanto está grávida. Jéssica Pressler

Julia Garner como Anna Delvey e Anna Chlumsky como Vivian Kent em 'Inventando Anna' - Nicole Rivelli/Netflix - Nicole Rivelli/Netflix
Julia Garner como Anna Delvey e Anna Chlumsky como Vivian Kent em "Inventando Anna"
Imagem: Nicole Rivelli/Netflix

Repórter emprestou roupas para acusada

Outro fato é que Jéssica emprestou roupas para Anna para usar em seu julgamento na vida real também. A diferença é que a jornalista já havia terminado de escrever a reportagem e estava presente no dia do julgamento por curiosidade. Ela explicou a razão de ter emprestado um vestido para a golpista enfrentar o júri.

Não foi uma situação preocupante para mim do jeito que foi para Vivian. Eu não estava relatando o julgamento e já tinha escrito a história, então só estava lá por curiosidade. Entrar e sair de Rikers Island [presídio em Nova York] com roupas e acessórios de grife não é um processo fácil. Em um momento, eu dei um dos meus vestidos e senti algo como: 'essa será uma história engraçada algum dia'.

A jornalista Jessica Pressler e a personagem Vivian Kent (Anna Chlusmky), baseada nela para a série 'Inventando Anna' - Getty Images/Divulgação - Getty Images/Divulgação
A jornalista Jessica Pressler e a personagem Vivian Kent (Anna Chlusmky), baseada nela para a série 'Inventando Anna'
Imagem: Getty Images/Divulgação

Bastidores da reportagem foram parecidos, mas nem tanto

Ainda no primeiro episódio da série, Vivian tenta convencer seus editores a deixá-la contar a história de Anna Delvey e enfrenta resistência. Jéssica conta que, na vida real, batalhou para vender a pauta dentro da "New York Magazine", mas a situação foi adaptada para a série.

Obviamente, esses não são nossos chefes reais em Nova York. Nossos editores são exatamente o oposto. Eu acho que os chefes da série são substitutos para os cargos patriarcais em geral e o fato é entrelaçado com a ficção. Não era um absurdo fazer uma história de 8.000 palavras sobre uma pessoa não famosa. Eu tive que vender a história, mas definitivamente não era exatamente do jeito que estava na série.

Outras adaptações na história

Outras adaptações curiosas feitas para a "Inventando Anna" foram a mudança no nome da revista em que a jornalista trabalhava: a conceituada "New York Magazine" se chama "Manhattan" na trama.

Já a parede com várias fotos publicadas por Anna no Instagram no quarto do bebê de Vivian na vida real não passou de uma planilha feita por Jéssica e que precisou ser adaptada porque visualmente não era uma boa escolha para a série.