Topo

5 surpresas e 5 esnobados no Oscar 2022

Lady Gaga interpreta Patrizia Reggiani em "Casa Gucci"
Lady Gaga interpreta Patrizia Reggiani em "Casa Gucci"
Universal Pictures/Divulgação

De Splash, em São Paulo

08/02/2022 13h33

É dada a largada para a temporada do Oscar 2022! A lista de indicados foi divulgada hoje, e "Ataque dos Cães", da Netflix, foi o filme que mais recebeu nomeações, com 12 no total. Em segundo lugar, ficou "Duna", com 10.

Mas você sentiu falta de algum indicado e ficou surpreso com outro?

Splash também.

Esnobada: Lady Gaga

Depois de conquistar indicações em prêmios como BAFTA, Globo de Ouro e SAG, Lady Gaga foi esquecida pela Academia na categoria de melhor atriz. Gaga interpreta Patrizia Reggiani no drama "Casa Gucci", e muitos fãs contavam com sua segunda indicação ao Oscar. Não foi desta vez.

Continua depois da publicidade

Surpresa: Kristen Stewart

Ela havia ficado esquecida nas outras premiações que servem como termômetro para o Oscar. Por isso, as esperanças de ver a eterna Bella Swan na cerimônia estavam praticamente esquecidas. Felizmente, o jogo virou, e Kristen concorre ao prêmio de melhor atriz por "Spencer".

Esnobado: Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio como Dr. Randall Mindy em "Não Olhe para Cima"  - Niko Tavernise/Netflix - Niko Tavernise/Netflix
Leonardo DiCaprio como Dr. Randall Mindy em "Não Olhe para Cima"
Imagem: Niko Tavernise/Netflix

Apesar das quatro indicações para o drama satírico "Não Olhe para Cima", Leonardo DiCaprio não está entre os lembrados pela Academia este ano. O intérprete do Dr. Randall Mindy até era cotado para a categoria, mas acabou ficando de fora.

Surpresa: Drive My Car

O elogiado longa japonês "Drive My Car" surpreendeu positivamente com uma indicação a melhor filme. É o primeiro longa japonês da história a conseguir a proeza, e isso aumenta suas chances de sair vencedor, pelo menos, como melhor filme internacional.

O drama japonês "Drive My Car", do diretor Ryusuke Hamaguchi - Divulgação - Divulgação
O drama japonês "Drive My Car", do diretor Ryusuke Hamaguchi
Imagem: Divulgação

Esnobado: Denis Villeneuve

Apesar de o drama de fantasia ter sido o segundo filme mais indicado ao prêmio, lembrado em 10 categorias, o franco-canadense Denis Villeneuve ficou de fora entre os nomeados ao prêmio de melhor direção.

Continua depois da publicidade

Surpresa: Beyoncé

Para tudo há uma primeira vez! Beyoncé recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como uma das compositoras da canção "Be Alive", da trilha de "King Richard - Criando Campeãs".

Esnobada: Ruth Negga

Sua indicação ao prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo drama "Passing", da Netflix, parecia quase certeira. Mesmo assim, a intérprete de Clare Kendry acabou ficando de fora da lista final.

Surpresa: Judi Dench

Não é uma surpresa o drama "Belfast", do diretor Kenneth Branagh, ter sido bem lembrado, com 7 nomeações. Mas a surpresa foi a indicação de Judi Dench a melhor atriz coadjuvante, já que ela não aparecia entre os principais cotados.

Continua depois da publicidade

Esnobada: Caitriona Balfe

Boa surpresa para Judi Dench, e outra não tão boa para Caitriona Balfe. Ela era considerada uma indicação quase certa, por interpretar a matriarca de "Belfast". Porém, os votantes da Academia parecem não ter ficado tão convencidos assim.

A cerimônia de premiação do Oscar 2022 acontece no dia 27 de março.