Topo

Linn da Quebrada: cantora teve um câncer e é a segunda mulher trans no BBB

Fernanda Talarico

De Splash, em São Pauo

14/01/2022 21h45

Linn da Quebrada, 31, entra no BBB 22 como Camarote. A artista de 31 anos é a segunda transexual a entrar no reality show: a primeira foi Ariadna, em 2011. Veja aqui a lista de todos os participantes.

Nascida em 18 de julho de 1990, Lina Pereira dos Santos começou a fazer sucesso em 2017, quando lançou a sua primeira música, "Enviadescer", hit que chegou ao top 5 do Spotify Brasil. Na época, ela era conhecida como MC Linn Da Quebrada.

Já o seu álbum de estreia, "Pajubá", chegou em 2018. O segundo disco chegou em 2021, "Trava Línguas". Outra faixas da cantora também fizeram bastante sucesso, como "Talento", "Bixa Preta" e "Mulher".

No entanto, as habilidades de Linn como artista não são apenas do mundo da música: ela foi protagonista do documentário "Bixa Travesty", de Kiko Goifman e Claudia Priscilla. O título ganhou o Teddy Awards de "Melhor Documentário Estrangeiro" de 2018. Ela também ganhou o prêmio de "Melhor Roteiro de Longa-metragem de Documentário" do Prêmio ABRA de Roteiro.

Além disso, Linn da Quebrada apresenta o programa "TransMissão", do Canal Brasil, e está no elenco da série "Segunda Chamada", da TV Globo. Em 2014, aos 23 anos, ela enfrentou um câncer no testículo e conseguiu se curar depois de três anos.

Já em maio de 2021 ela criticou o apresentador Pedro Bial e disse que o ex-apresentador do BBB foi transfóbico ao entrevistar o ex-jogador Ronaldo.

Voz importante para o movimento LGBTQIAP+, a artista compartilhou uma grande felicidade com os fãs: no começo de 2022, ela conseguiu incluir seu nome social em toda a sua documentação.

Dias depois, ela compartilhou com os seguidores o seu reencontro com seu pai, Lino, ainda na primeira semana de 2022.

"Com vocês, Lina & Lino. Frente a frente. Depois de muitos e muitos anos, mais do que eu consigo me lembrar, finalmente nos conhecemos. 2022 começou realmente com tudo!!! FELIZ ANO TODO PRA NÓS desatarmos", escreveu a artista na postagem ao lado do pai, que aparece conversando com a filha em um vídeo.

"Eu ainda não entendi até hoje como você se transformou da água pro vinho", conta Lino, abraçado à Linn. "Tá vendo? Esse é o mistério", respondeu a cantora, aos risos, antes de trocar um eu te amo com o pai.

Bastante presente nas redes, Linn da Quebrada publica trechos de suas canções, desabafos, fotos do seu treino de boxe e posicionamento político. Ela já declarou voto em Lula em 2022, caso ele seja candidato à presidência do Brasil.

BBB 22: Veja todos os participantes do reality da Globo