PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Lombardi: '90% dos meus trabalhos, eu não era a primeira opção'

Rodrigo Lombardi  - Leo Franco/AgNews
Rodrigo Lombardi Imagem: Leo Franco/AgNews

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

30/12/2021 12h10

Dentre vários projetos, Rodrigo Lombardi, 45 anos, está no ar atualmente na minissérie "Passaporte para Liberdade" (TV Globo), onde interpreta o escritor mineiro João Guimarães Rosa. No entanto, ele não foi o primeiro cotado para o papel - e o ator assume que isso acontece com frequência.

"Estou muito emocionado com a chance de viver João Guimarães Rosa. Como em 90% dos meus trabalhos, eu não era a primeira opção, mas como o Jayme Monjardim disse, as histórias escolhem seus contadores", diz o artista, em entrevista à revista "Quem".

Para compor o personagem, Lombardi precisou estudar muito. "[...] É uma loucura, porque ele é um inventor de palavras, apaixonado pela palavra, independentemente da língua. Ele falava fluentemente 23 idiomas. Além disso, falava capengando outros 17. Temos poucos registros do João Guimarães Rosa em vídeo. Para mim, seria impossível e até ofensivo criar a interpretação a partir de apenas três ou quatro vídeos que existem com ele. Não dá para construí-lo a partir disso. Eu me ative ao homem e aos fatos. A prosódia dele, apesar de ser de Cordisburgo, era quase sulista, algo muito particular. Não queria cair na caricatura para interpretá-lo", detalha.