PUBLICIDADE
Topo

'Passaporte para Liberdade' estreia na Globo; conheça o enredo

Sophie Charlotte em "Passaporte Para Liberdade" - Victor Pollak/Globo
Sophie Charlotte em 'Passaporte Para Liberdade' Imagem: Victor Pollak/Globo

Colaboração para Splash

09/12/2021 16h56

Uma história emocionante chega à tela da TV Globo no próximo dia 20 de dezembro. A minissérie "Passaporte Para Liberdade" resgata, em oito capítulos, a trajetória real de Aracy Moebius de Carvalho (Sophie Charlotte), uma mulher forte, determinada e justa.

Em 1935, a brasileira, divorciada de seu primeiro marido e com um filho pequeno, Eduardo Carvalho, vai para a Alemanha em busca de trabalho e não tarda em conseguir um cargo no consulado brasileiro em Hamburgo, no setor de passaportes. Foi ali que ela conseguiu salvar muitos judeus da prisão e do Holocausto ao facilitar a emissão de vistos para o Brasil - ignorando restrições e driblando empecilhos.

A trama se desenvolve a partir da convocação de João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) para ocupar o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo. Logo em seu primeiro dia de trabalho na cidade alemã, o brasileiro conhece Aracy e se encanta imediatamente por ela. No entanto, com o passar dos dias, João percebe que a funcionária do consulado escondia algo.

Encontrando-se com judeus às escondidas e sempre acompanhada de Hardner (Stefan Weinert), seu cúmplice e melhor amigo, Aracy é questionada e acaba explicando todo o seu esquema para João. Ele chega a hesitar, mas logo se convence de que era o justo a ser feito.

A beleza e a simplicidade de Aracy chamam a atenção não só do cônsul-adjunto, que passa a se tornar seu aliado no amor e na missão solidária, mas também de um importante capitão da SS, a tropa de elite de Hitler. Não tardou para que o nazista Thomas Zumkle (Peter Ketnath) ficasse obcecado por descobrir o segredo dela, apesar do caso amoroso com Vivi (Gabi Petry), a bela cantora do Cabaré Babel.

Encantado e curioso, Zumkle começa a seguir cada passo da funcionária do consulado, e suas frequentes investidas, além de incomodar Aracy, passam a colocar em risco toda a ajuda que ela oferecia aos judeus.

Elenco internacional

O elenco escolhido para compor "Passaporte Para Liberdade" é marcado pela diversidade de nacionalidades. Primeira produção da Globo em parceria com a Sony Pictures Television, a atraç~~ao apostou na mistura de talentos brasileiros e internacionais.

No primeiro grupo, destacam-se Tarcísio Filho como o cônsul Souza Ribeiro; Gabriela Petry como a cantora de cabaré Vivi Landau, de família judia; João Cortês como Wilfried Shwartz, soldado nazista; Bruce Gomlevsky como Hugo Levy, um dos judeus que recebe ajuda de Aracy; e Jimmy London como Mendel Krik, chefe da máfia judaica do porto de Hamburgo.

A ala estrangeira, por sua vez, é representada pelos alemães Peter Ketnath e Stefan Winert, que dão vida ao capitão das tropas SS Thomas Zumkle e ao amigo e confidente de Aracy, Milton Hardner, respectivamente; o britânico Thomas Sinclair Spencer, que interpreta o facínora soldado nazista Karl Schaffer; a atriz israelense Sivan Mast que interpreta Helena Krik, jovem da resistência contra Hitler que se apaixona pelo judeu Rudi Katz, vivido pelo italiano Jacopo Garfagnolli; além da polonesa Izabela Gwizdak, que na trama é Margarethe Levy, esposa de Hugo (Bruce Gomlevsky), uma das pessoas que recebe a ajuda de Aracy e acaba se tornando sua melhor amiga; e o americano Brian Townes, que vive o nazista Comandante Heinz.