PUBLICIDADE
Topo

Verdades Secretas levou Camila Queiroz ao auge e à maior crise da carreira

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

18/11/2021 04h00

Camila Queiroz não morava no Brasil e nunca tinha trabalhado como atriz quando foi escolhida para ser a protagonista Angel de "Verdades Secretas", novela de 2015 que a revelou na Globo.

A então jovem de 21 anos que vivia como modelo em Nova York, nos Estados Unidos, parecia mesmo a escolha perfeita para a personagem —uma menina tímida e ingênua que na verdade se chama Arlete e é corrompida depois de entrar em uma agência em São Paulo. Com exceção do book rosa, mote da primeira parte de "Verdades Secretas", Camila Queiroz podia até não ser atriz na época, mas tinha praticamente a mesma vivência que o diretor buscava para aquele papel tão específico.

Natural de Ribeirão Preto, Camila veio trabalhar na capital, São Paulo, como modelo. Tempos depois, migrou para Nova York e emplacou campanhas de sucesso, até ser descoberta e virar o rosto principal de uma das novelas de maior sucesso da Globo, vencedora do Emmy Internacional.

Procurei seis meses por uma Angel, até que ela apareceu. Morava em NY, modelo, nunca tinha feito nem comercial. Mauro Mendonça Filho, diretor geral de "Verdades Secretas"

"Veio fazer o teste e mostrou personalidade. Não sabia o que fazer com as mãos, mexia toda hora o cabelo, mas tinha aquela verdade que vem de dentro, que todo ator e porque não dizer, todo ser humano precisa ter", relembrou o diretor geral Mauro Mendonça Filho, responsável por encontrar a protagonista da novela de Walcyr Carrasco.

Em um post no Instagram feito em agosto, quando a Globo voltou a exibir a novela em uma espécie de "esquenta" para a parte 2, que estreou em outubro, Mauro é só elogios para Camila. Fala de sua evolução após uma preparação de apenas três meses e de como no segundo dia de filmagem a novata conseguiu fazer com que ele até chorasse.

Depois de "Verdades Secretas", Camila Queiroz ganhou status na Globo. Apresentou dois especiais e fez mais quatro novelas, inclusive outra produção de Walcyr Carrasco ("Êta Mundo Bom"). Por isso, a notícia divulgada ontem de que a protagonista deixa "Verdades Secretas 2" antes do final das gravações pega o público de surpresa.

O que aconteceu?

De acordo com Marcelle Carvalho, colunista de Splash, Camila Queiroz faltou na semana passada às gravações das cenas finais de "Verdades Secretas 2" e pediu um afastamento, alegando uma questão de saúde. O roteiro, portanto, foi remanejado para esta semana.

Camila, porém, pediu o afastamento no dia em que seu contrato com a obra chegava ao fim. Em nota oficial, a atriz alega que decidiu deixar a novela e não renovar seu contrato para a reta final de gravações, estendida por causa da pandemia, por discordar dos rumos da história e por falsas promessas de mudanças. Nas redes sociais, ela deixou sinais de que estaria sofrendo com problemas de saúde mental por causa do trabalho.

O comunicado da Globo também adotou um tom pouco usado pela emissora, deixando bastante claro o motivo do rompimento com a atriz. "Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis", diz um trecho.

O tom de briga e acusações encerra uma parceria que começou com absoluto sucesso. É muito improvável que Camila Queiroz volte a por os pés na Globo.

Ainda que em alta como apresentadora do reality show "Casamento Às Cegas Brasil", da Netflix, e protagonista ao lado de Maisa da ainda inédita série "De Volta Aos 15" no mesmo serviço de streaming, a saída conturbada da Globo cria uma mancha na carreira da atriz de 28 anos.

Queridinha de marcas de publicidade, protagonista de um casamento de conto de fadas com o também ator Klebber Toledo e com imagem impecável até então, Camila preza por sua verdade, mas sai prejudicada em sua carreira justamente com o título que a revelou como atriz e apresentadora ao Brasil.