Topo

Camila Queiroz é a 1ª? Os protagonistas que deixaram novelas antes do final

Camila Queiroz; delineado - Reprodução/Instagram
Camila Queiroz; delineado Imagem: Reprodução/Instagram

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

17/11/2021 17h26

A TV Globo anunciou que Camila Queiroz não estará nos episódios finais de "Verdades Secretas 2". Em comunicado enviado a Splash, a emissora explicou que um impasse de agenda não permitiu que a atriz participe dos últimos capítulos.

Camila "exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis", de acordo com a TV Globo.

"A novela seguirá sendo gravada e as cenas serão adaptadas para ser mantida a essência da trama", confirmou a Globo, que fará as cenas finais sem a personagem Angel.

Não é a primeira vez que a emissora não contou com um dos atores protagonistas para concluir uma novela. Por motivos diferentes, a TV Globo precisou pensar em substituições ou até mesmo em concluir a obra sem mostrar imagens do personagem protagonista.

A morte de Domingos Montagner

Domingos Montagner faleceu em setembro de 2016, quando eram gravadas as últimas cenas da novela "Velho Chico". Segundo a emissora, ele morreu afogado após um mergulho no rio São Francisco, que serve de cenário para a trama.

Domingos Montagner em cena de 'Velho Chico'; ator morreu antes do fim de novela - Globo/Estevam Avellar - Globo/Estevam Avellar
Domingos Montagner em cena de 'Velho Chico'; ator morreu antes do fim de novela
Imagem: Globo/Estevam Avellar

O ator de 54 anos estava no local acompanhado da também protagonista Camila Pitanga. Eles almoçaram juntos na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe.

Montagner interpretava Santo, um dos protagonistas da trama. Para concluir a novela, os atores contracenavam olhando para a câmera nas cenas onde Domingos estaria presente durante a última semana de exibição.

Fabio Assunção em 'Negócio da China'

Fabio Assunção deixou a novela "Negócio da China" em 2008. O artista afirmou, em comunicado oficial divulgado na época, que estava saindo "por motivos de saúde".

Heitor, personagem de Fabio Assunção, morreu na trama. O médico Otávio, interpretado por Dalton Vigh, foi escolhido para participar do "triângulo amoroso" também formado por Lívia (Grazi Massafera) e João (Ricardo Pereira).

Drica Moraes em 'Império'

Problemas de saúde também afastaram Drica Moraes da novela "Império", escrita por Aguinaldo Silva. A atriz de 54 anos interpretou a mãe de Angel (Camila Queiroz) na primeira temporada de "Verdades Secretas".

A solução encontrada foi substituir Drica por Marjorie Estiano, que fez a vilã Cora na primeira fase da novela protagonizada por Alexandre Nero.

Nas primeiras cenas de Marjorie, que é visivelmente mais nova que Drica Moraes, a personagem afirma ter passado por um tratamento para rejuvenescer.

Guilherme Prates em 'Malhação'

A TV Globo também optou por substituir um protagonista em "Malhação" mesmo sem um motivo que impediu o ator de permanecer na trama. Foi o caso de Guilherme Prates durante a temporada de "Malhação" exibida em 2012.

Segundo o jornal Extra, o personagem Dinho foi rejeitado pelo público de acordo com uma pesquisa interna. Ele foi substituído por Guilherme Leicam, que seguiu protagonizando a trama com Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira).

Sérgio Cardoso em 'O Primeiro Amor'

Uma das primeiras substituições aconteceu em 1972, quando o ator Sérgio Cardoso morreu aos 47 anos durante as gravações da novela "O Primeiro Amor".

Sérgio Cardoso e Ruth de Souza em 'A Cabana do Pai Tomás' - Acervo/Globo - Acervo/Globo
Sérgio Cardoso e Ruth de Souza em 'A Cabana do Pai Tomás'
Imagem: Acervo/Globo

Faltavam apenas 28 dias para o final da trama, que fez a substituição de forma assumida ao público. Sérgio deixava o set por uma porta durante uma das cenas gravadas, e o ator Paulo José explicava o motivo da troca em um texto.

Na sequência da novela apareceu a imagem do ator Leonardo Villar. Ele foi recebido por todo o elenco para substituir o protagonista da trama.