PUBLICIDADE
Topo

Zión Moreno, a Luna de 'Gossip Girl', quer ser mais do que 'a atriz trans'

Zión Moreno como Luna La em "Gossip Girl"
Zión Moreno como Luna La em "Gossip Girl"
Karolina Wojtasik/HBO Max

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

04/08/2021 04h00

Você já viu o rostinho dela na primeira temporada de "Control Z", da Netflix, mas Zión Moreno resolveu expandir territórios e surge nas telas da HBO Max, em "Gossip Girl". Antes de mergulhar na ficção, a atriz de 26 anos despontou como modelo e teve uma adolescência complicada lidando com bullying.

Origem latina

Zión nasceu em El Paso, no Texas, filha de pai e mãe mexicanos. Ela cresceu em Albuquerque, no Novo México, e em casa o espanhol era a primeira língua. Ela diz que desde pequena tinha interesse por atuação, mas a dificuldade era não ver pessoas como ela na grande mídia.

Continua depois da publicidade

Isso porque Zión começou a transição de gênero ainda na escola, bem jovem. Por isso enfrentou comentários maldosos de colegas de classe. Aos 19 anos, decidiu se mudar para Nova York, em busca do seu sonho de trabalhar com audiovisual.

Mas ela estava determinada a ser vista para além do seu gênero.

Zión não queria atuar em papéis que reforçassem estereótipos negativos sobre a comunidade trans, e por isso chegou até mesmo a recusar algumas personagens, mesmo tendo sido aprovada em testes de seleção e estando no início de sua carreira.

As personagens trans sempre são prostitutas, com vidas difíceis, ou drogadas. Essa é a realidade de muita gente, e precisamos representá-la, mas não de todas as pessoas trans.
Zión Moreno, em entrevista para o El Universal

Essa parece ser a filosofia que Zión leva para a sua vida profissional, e a atriz conta que tem ambições para além da atuação. Aliás, ela afirma que esquecer das "caixinhas" ajuda no seu processo criativo.

Continua depois da publicidade
Não gosto de colocar as pessoas em categorias, e isso ajuda a minha criatividade, minha imagem e minha paixão por ser atriz e escritora nessa indústria que nem sempre é inclusiva.
Zión Moreno, em entrevista ao Publimetro México

Foi justamente por isso que, quando surgiu a oportunidade de interpretar Isabela de la Fuente em "Control Z", a atriz ficou bastante feliz. Não que ela acredite que a missão esteja cumprida.

Assista ao trailer

Ainda acho que temos muito trabalho a fazer. Adoraria ouvir vozes de personagens trans que não precisem abordar o fato de serem trans.
Moreno, ao El Universal
Continua depois da publicidade

Neste sentido, Zión citou que gosta muito da forma como a personagem Jules (Hunter Schaffer), de "Euphoria", é retratada. Assim, quando ela viu a chance de chegar mais perto do seu ideal de personagem, não pensou duas vezes.

XOXO

Em "Gossip Girl", Zión Moreno interpreta a ambiciosa Luna La. Ela é uma estilista nascida no México, que agora vive de forma independente em Nova York enquanto seus pais viajam pelo mundo.

Este é o maior projeto no qual já embarquei. Acho que será recompensador criar um impacto em jovens queer e latinos. Espero que possamos inspirá-los a viverem de forma autêntica.
Zión Moreno, em entrevista ao Looper

Por enquanto, Zión Moreno pode ser vista na primeira temporada de "Control Z", nos episódios da nova "Gossip Girl" e no filme "K-12" (2019), que acompanha o álbum homônimo da cantora pop Melanie Martinez. Atualmente, ela vive em Los Angeles.