PUBLICIDADE
Topo

Especialistas garantem: está faltando meme nas Olimpíadas de Tóquio

Galvão Bueno (Reprodução/Twitter)
Galvão Bueno (Reprodução/Twitter)
Reprodução / Internet

Lucas Pasin

de Splash, no Rio

02/08/2021 04h00

Depois da Rio-2016, será que alguma outra edição dos Jogos Olímpicos é capaz de tomar nossa medalha de ouro em memes? Tóquio-2020 teve início em 23 de julho, mas parece ainda não ter subido ao pódio quando o assunto é humor. Criadores de conteúdo analisam e garantem: está faltando meme.

O brasileiro é mestre em criar memes, mas o cenário mundial é diferente. No meio de uma pandemia, estamos todos exaustos. São dois anos vivendo assim.

Thiago Pasqualotto, digital creator
Continua depois da publicidade

Alguns motivos são apontados para a sensação de escassez de memes nos Jogos:

  • A ausência de público nos estádios
  • Competições realizadas durante a madrugada no Brasil
  • A pandemia de covid-19, que ainda preocupa.
Não podemos comparar Rio com Tóquio. Acredito que nenhuma outra Olimpíada vá bater a nossa. O brasileiro tem o meme no sangue. E esses jogos já chegaram com um desfalque: público.
Fábio Santana, criador do perfil "Sou Eu Na Vida"

E como viralizar um meme?

Os criadores de memes dão receitas para a viralização de postagens para, quem sabe, aumentar o conteúdo de humor vindo dos Jogos Olímpicos. Afinal, todos precisamos de refrescos.

Continua depois da publicidade
Não entendo de esportes, então foco nos atletas como personalidades e tento tirar algo disso. Os memes estão na vitória ou derrota. Em Tóquio, falta um Márcio Canuto tumultuando!
Thiago Pasqualotto

Apostando alto na viralização da Olimpíada, Fábio Santana criou o perfil "Sou Eu Nas Olimpíadas" no Instagram, um spin-off da sua página principal, "Sou Eu Na Vida". E, mesmo apontando a queda nos memes, comemora:

Bombei com os memes em 2016 depois de criar posts em tempo real. Deu certo. Agora estou repetindo isso. Já são quase meio milhão de seguidores no perfil que fala só de Olimpíadas.
Fábio Santana, criador do perfil 'Sou Eu Nas Olimpíadas'
Continua depois da publicidade

Segundo os "memeiros", quem nos salva e não deixa nunca que os memes acabem tem nome: Galvão Bueno.

O narrador é um dos queridinhos das redes sociais e viraliza com suas caras e bocas, como quando Rebeca Andrade ganhou a medalha de Prata na ginástica.

Tóquio-2020 acontece até o dia 8 de agosto. Com certeza, se depender da criatividade dos brasilerios, outros novos memes e posts divertidos vão aparecer. Além das medalhas, a gente torce também por isso.