PUBLICIDADE
Topo

Polícia Federal assume investigação de incêndio na Cinemateca

De Splash, em São Paulo

30/07/2021 12h51

A Polícia Federal vai investigar as causas do incêndio que atingiu uma unidade da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, na noite de ontem. O imóvel, de 9,5 mil m², teve o galpão de arquivo comprometido — uma área de cerca de 1 mil m².

Procurada pelo UOL, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou a informação e ainda disse que o Corpo de Bombeiros realizará hoje fiscalização no local.

A SSP informa que o caso foi encaminhado para a Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações. O Corpo de Bombeiros realizará nesta sexta-feira (30), fiscalização no local para constatar se o imóvel estava dentro das normas. diz a nota

O incidente teria começado no teto, por volta das 18h. De acordo com a bombeira militar Karina Paula Moreira, o fogo se iniciou em uma sala de acervo histórico de filmes, no primeiro andar, durante uma manutenção de ar condicionado, conduzida por empresa terceirizada contratada pelo Governo Federal. Em nota, a Secretaria Especial de Cultura menciona ter contratado serviço de manutenção do sistema de climatização no local há um mês.

Ontem mesmo, o Governo Federal já havia solicitado apoio da Polícia Federal para investigar as causas do incêndio.

Em nota, o Ministério do Turismo informou que a Secretaria Especial da Cultura "solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico."

Já o secretário especial da cultura, Mario Frias, cogitou que o incêndio na Cinemateca possa ter sido "criminoso".

Atualmente, a Cinemateca possui uma dívida que já passa de R$ 13 milhões devido a um calote do governo federal. Ela é o maior museu do audiovisual e do cinema da América do Sul e é administrada pelo Ministério do Turismo.

Incêndio na Cinemateca Brasileira