Topo

Governo pede apoio à PF para investigação sobre incêndio na Cinemateca

Do UOL, em São Paulo

29/07/2021 20h12Atualizada em 30/07/2021 00h10

O Governo Federal solicitou apoio da Polícia Federal para investigar as causas do incêndio que acometeu um galpão da Cinemateca Brasileira na tarde de hoje na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo.

Em nota, o Ministério do Turismo informou que a Secretaria Especial da Cultura "solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico."

Em entrevista ao GloboNews, a bombeira Karina Paula Moreira afirmou o incêndio pode ter sido causado após a manutenção de um ar condicionado de uma empresa terceirizada do Governo Federal.

"O incêndio iniciou numa manutenção de ar condicionado de uma empresa terceirizada do governo federal. Começou em uma das salas de acervo histórico de filmes, no primeiro andar", disse a bombeira.

Ainda, segundo ela, o local é dividido em três salas e todas foram atingidas pelo fogo. "Provavelmente não foi preservado nada", disse.

Entretanto, segundo a bombeira, no térreo havia uma parte grande do acervo histórico do audiovisual brasileiro que não foi atingido pelas chamas.