Topo

'Manhãs de Setembro' tem show de Liniker como atriz e um Brasil visível

De Splash, em São Paulo

24/06/2021 04h00

Estreia amanhã (25) a série "Manhãs de Setembro", produção do Amazon Prime criada por Miguel Almeida e dirigida por Luís Pinheiro, que tem como protagonista a cantora Liniker interpretando a motogirl Cassandra.

Continua depois da publicidade

Ambientada em São Paulo, mas com boa parte das gravações realizadas no Uruguai (por causa da pandemia), a série em cinco episódios de 30 minutos cada é um soco no estômago ao mostrar problemas sociais bem marcantes no Brasil. Mas também dá um refresco com números musicais emocionantes.

Aqui você vê um trecho exclusivo da série

Liniker, um show à parte

A cantora interpreta Cassandra, uma mulher transexual que realiza o sonho de alugar sua quitinete no Centro, além de se desdobrar para viver um romance com Ivaldo (Thomas Aquino, de "Bacurau"), trabalhar como entregadora de aplicativo e viver seu sonho de artista nos palcos.

A cantora Vanusa (1947-2020) é a grande homenageada de "Manhãs de Setembro" (título de um de seus maiores sucessos). Além disso, a cantora também serve como uma espécie de guia espiritual da protagonista, dando conselhos e incentivos.

Continua depois da publicidade

Tudo na vida de Cassandra muda quando ela descobre que tem um filho, Gersinho (Gustavo Coelho), rejeitado num primeiro momento.

É arrebatador como Liniker faz de Cassandra um poço de humanidade e convicções que vão se adaptando com o tempo, sempre viajando entre o mood sisudo e o jeito carinhoso.

Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

A personagem, que de início não quer ter sua vida revirada do avesso pelo filho inesperado, vai se moldando a uma família quase improvisada. Se num primeiro momento a decisão firme de Cassandra causa espanto, ao final da série tudo faz sentido.

A independência foi uma conquista que custou muito caro e Cassandra, após largar sua cidade natal e passar por uma barra, não queria largar seu estilo de vida para viver como mãe.

Continua depois da publicidade

'Crítica social foda'

A série vai muito além da discussão da pauta LGBTQI+, que obviamente está presente, mas não é o foco do enredo.

"Manhãs de Setembro" aborda duas discussões muito presentes no Brasil há anos e que se acentuaram na pandemia do novo coronavírus: a precarização do trabalho e a falta de moradia.

Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Karine Teles, que interpreta a personagem Leide, mãe biológica de Gersinho, trabalha como ambulante pelas ruas de São Paulo e, para dormir, caça vaga em albergues ou passa a noite no seu carro.

Leide e Cassandra são exemplos, como muitos brasileiros, de quem vende o almoço para pagar a janta.

O Brasil tem cerca de 6 milhões de famílias sem casa e mais de 14 milhões de desempregados.

Alguns chamam os personagens que estão muito bem representados na série de "invisíveis", o que não condiz com a realidade. Eles são bem visíveis para quem deseja.

Continua depois da publicidade