Topo

Como uma trend do TikTok tem feito jovens se iniciarem na literatura

 Patrick Torres conta história de "A Cartomante", de Machado de Assis, em primeira pessoa
Patrick Torres conta história de "A Cartomante", de Machado de Assis, em primeira pessoa
Reprodução/TikTok

De Splash, em São Paulo

08/06/2021 04h00

Há quem diga que os brasileiros não são muito chegados à leitura (e os dados provam isso).

O Brasil perdeu mais de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 a 2019, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020.

Mas será que os jovens vão mudar esse cenário?

Eles estão revolucionando a forma de se interessar por leitura.

No TikTok, esse público conta as histórias de livros em primeira pessoa, como se tivesse vivido a trama, de um jeito curioso e instigante. Claro, sem revelar o desfecho, para gerar mais interesse.

Continua depois da publicidade

O quê? Comer carna humana? Calma, essa história é do livro "Jantar Secreto", de Raphael Montes.

Splash procurou o TikTok para entender como começou esse movimento, a plataforma respondeu que partiu de uma criação orgânica dos usuários. Então eles juntaram esses vídeos com a tag "Fofoca Literária", que soma mais de 59 milhões de visualizações.

Essa nova forma de contar e descobrir história acabou se tornando uma tendência, que cresce na plataforma e estimula os usuários a terem contato com o universo literário.
Comunicado do TikTok

Splash também foi atrás de influenciadores que entraram nessa trend e alcançaram um bom engajamento com o tema.

Mada Ferreira, 21, é fã de literatura, entrou no TikTok no ano passado, e só recentemente focou em seus vídeos sobre livros.

Ela considera que essa forma de apresentar histórias chama mais atenção dos jovens e, consequentemente, gera interesse pela leitura.

Continua depois da publicidade

Ajuda muito a desmistificar a literatura como ela é passada nas escolas e em outros ambientes como algo chato e forçado. Tenho amigos que depois que tiveram contato com esses vídeos tiveram curiosidade o suficiente pra começar a ler e hoje são completamente apaixonados por esses livros.

Mada Ferreira

Ela dá dica para quem quer entrar no mundo dos livros.

"Como fantasia é meu gênero favorito, eu indicaria 'Instrumentos Mortais', de Cassandra Claire, 'Corte de Espinhos e Rosas', de Sarah J. Maas, por serem livros com uma escrita muito fácil e gostosa de acompanhar."

"E meu pai que jura que não sou filho dele? Papai envelheceu dizendo para todo mundo que mamãe teve um caso com melhor amigo dele, e que sou filho desse cara."

Assim que Patrick Torres conta, como se tivesse acontecido com ele, a história de "Dom Casmurro", clássico de Machado de Assis.

Continua depois da publicidade

O jovem, de 21 anos, piauiense, teve mais de três milhões de visualizações nesse vídeo no TikTok. Ele é um apaixonado por livros clássicos, como essa obra de Machado de Assis.

Muitas pessoas já disseram para mim que passaram a ler por causa dos vídeos. Pessoas que já tinham perdido o hábito, ou que nunca leram um clássico.
Patrick Torres

Aqui, ele conta sobre "O Estrangeiro", de Albert Camus

Ele diz que lê entre um a três livros por semana, tudo depende da sua rotina de estudos do curso de medicina.

Sua paixão pela literatura reflete em todas suas redes. No Instagram, Patrick traz quadros com reviews de livros e ainda declama poesia. Mas sabe que a realidade do Brasil não é essa.

Os jovens são só mais um reflexo de uma questão social brasileira. É uma sociedade que lê pouco. Há muito trabalho a ser feito pelas instituições do país.
Patrick Torres
Continua depois da publicidade

Para dar uma forcinha aos iniciantes em literatura, ele indica:

Quem está na fase da pré-adolescência até a adolescência, Patrick sugere as obras do autor John Green, escritor de livros mais populares, e com uma narrativa bem jovem, como "A Culpa é Das Estrelas".

Para os adultos, ele indica as obras de Machado de Assis. Principalmente "Dom Casmurro" e "A Cartomante", esse último é curtinho e pode ajudar a entender o universo machadiano.

E você? Tem o hábito de ler?

Resultado parcial

Total de 20 votos
95,00%
5,00%

Valide seu voto