Topo

Cassiano, compositor de 'Primavera', morre aos 77 no Rio

Cassiano estava internado em estado grave em um hospital estadual no Rio - Reprodução
Cassiano estava internado em estado grave em um hospital estadual no Rio Imagem: Reprodução

Luiza Missi

De Splash, em São Paulo

07/05/2021 20h37Atualizada em 08/05/2021 09h11

Morreu hoje aos 77 anos o músico Cassiano, autor de canções como "A Lua e Eu" e "Primavera", esta última famosa na voz de Tim Maia.

Cassiano estava internado em estado grave no Hospital Estadual Carlos Chagas, após receber os primeiros cuidados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Copacabana.

O compositor tinha problemas respiratórios e já precisou retirar um dos pulmões. Contatada por Splash, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a morte, mas não informou a causa.

O cantor Cassiano em participação no programa "Turma da Cultura", em 2000 - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
O cantor Cassiano em participação no programa "Turma da Cultura", em 2000
Imagem: Reprodução/Youtube

Cassiano iniciou a carreira no início da década de 1960, quando fundou o conjunto Bossa Trio, mais tarde denominado Os Diagonais. Ao lado de Tim Maia, Carlos Dafé e Banda Black Rio, foi um dos precursores da soul music no Brasil.

O sucesso veio nos anos de 1970, quando tocou guitarra no primeiro disco de Tim Maia, que gravou duas composições de Cassiano em parceria com Sílvio Rochael: "Eu amo você" e "Primavera". Logo em seguida fez sucesso também na carreira solo.

Cassiano recebeu homenagens de outros colegas músicos. O rapper Emicida lamentou a perda nas redes sociais:

"Cassiano, o imenso Cassiano, partiu do plano físico e se mudou de vez pra dentro de nosso coração. A indústria fonográfica não te merecia, mestre. Que os anjos possam ser uma plateia a sua altura. Obrigado por nos inspirar. Descanse em som e paz".

Djavan também recorreu às redes sociais para se despedir: "Um dos grandes nomes da soul music brasileira acaba de partir. Cassiano deixa um legado de belíssimas composições, como 'Coleção', 'Primavera', 'Eu Amo Você', entre outras. Nossos sentimentos à família e aos amigos".