Topo

Anitta lança 'Girl From Rio' e diz que metade da sua renda vem do exterior

A capa de 'Girl From Rio', novo single de Anitta
A capa de 'Girl From Rio', novo single de Anitta
Mar + Vin/Divulgação

De Splash, em São Paulo

29/04/2021 19h00

Anitta acaba de lançar "Girl From Rio", sua versão modernizada de "Garota de Ipanema". A música, que usa o sample de um dos maiores clássicos da bossa nova, tem a missão de consolidar a carreira da brasileira no exterior, de onde, aliás, vem metade de sua renda atual, como a própria cantora contou.

Continua depois da publicidade
Hoje a gente consegue rentabilizar muito em outras moedas. Como infelizmente o dólar está praticamente a R$ 6, hoje já posso dizer que metade da minha renda não vem mais do Brasil.

Diretamente de Miami, onde está desde março para trabalhar no novo disco, a brasileira ainda contou em coletiva de imprensa realizada horas antes do lançamento que já está vacinada contra a covid-19. Amanhã, ela faz uma festa em um hotel da cidade americana para promover a música e o clipe novo.

Mar + Vin/Divulgação - Mar + Vin/Divulgação
Anitta no clipe de 'Girl From Rio', que sai amanhã às 10h
Imagem: Mar + Vin/Divulgação

A história de Anitta na gringa começou há quatro anos, com o lançamento de "Paradinha", o primeiro single totalmente voltado para o exterior, mas que tomou rumos diferentes (e maiores) do que a cantora esperava. Hoje, com "Girl From Rio", ela se sente mais segura para mostrar a sua visão do Brasil:

Hoje estou bem realizada, trabalhando mais por amor. Fazendo as coisas que eu gosto, que eu acho bonitas, que acho legal. Sem pensar muito em números, visualizações...
Continua depois da publicidade

O clipe de "Girl From Rio", o mais caro da carreira de Anitta, sai amanhã, às 10h. Juntos, música e vídeo mostram um Brasil que nem todos os gringos conhecem, como explica a cantora:

Toda a minha equipe gringa veio ao Brasil para ver de perto como era cada lugar: o Rio, a Bahia, SP. Queria que eles entendessem que o Brasil é mais do que o que mostram lá fora.

Trabalhando com um empresário americano desde agosto de 2019, Anitta tem Ryan Tedder na produção geral do disco, que terá o mesmo nome da música. A ideia de trazer o sample de "Garota de Ipanema" para "Girl From Rio" veio dos gringos e a letra é assinada por duas mulheres: Raye e Gale.

Para misturar a bossa nova com trap, Anitta ainda convocou o duo de produtores Stargate, formado por Tor Erik Hermansen e Mikael Storleer, que já assinou trabalhos com Beyoncé, Rihanna, Britney Spears, J-Lo e Sam Smith.

Continua depois da publicidade
Garotas gostosas. De onde eu sou, nós não parecemos modelos. Marquinhas de biquíni, grandes curvas. A energia brilha. Você vai se apaixonar pelo verdadeiro Rio (pela garota do Rio)
Refrão traduzido de 'Girl From Rio'

Anitta quis ir além do Rio de Janeiro estereotipado para atrair ainda mais o público de fora, e mostrar locais menos conhecidos, como o Piscinão de Ramos, um dos cenários do clipe e que também vai aparecer em duas apresentações já programadas na TV americana.

Já temos duas performances gravadas para a TV americana, programas imensos que nem acreditei que conseguimos. Ver o Piscinão de Ramos na TV daqui vai ser muita onda.

Empolgada, Anitta ainda passou quase um mês divulgando figuras e momentos importantes para a cultura do Brasil em seu Instagram antes de lançar a música. As legendas em inglês eram justamente para alcançar o público de fora, 30% dos 53 milhões dos seguidores atuais, segundo ela.

Continua depois da publicidade
Para mim, só vir para fora e cantar em inglês não é bem o que eu queria. É o caminho fácil. Não teria propósito. Eu queria fazer as pessoas se interessarem pela cultura do Brasil.

Um caminho que não é tão fácil, também admite Anitta. "Girl From Rio" tem apenas um verso em português ("Vai malandra gringo canta todo mundo canta") e ela já adianta que o disco inteiro vai ser cantado em inglês e espanhol.

A intenção é ir passo a passo. É tudo muito novo para já chegar cantando em português. Não conseguiria passar a minha mensagem de cara. Tem que misturar com o que eles já conhecem.

"Girl From Rio", o disco, ainda não tem data de lançamento oficial, mas deve sair no outono americano, segundo Anitta. Ou seja, a partir de setembro. A cantora ainda está finalizando algumas faixas do que será o seu quinto álbum de estúdio.