Topo

Dublador de Apu, de 'Os Simpsons', quer pedir desculpas a todos os indianos

Apu, personagem dos Simpsons criticado por estereotipar a comunidade indiana nos EUA - Reprodução
Apu, personagem dos Simpsons criticado por estereotipar a comunidade indiana nos EUA Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

12/04/2021 18h52

O ator Hank Azaria, que deixou de dublar o personagem Apu em "Os Simpsons" após críticas da comunidade indiana, afirma que gostaria de se desculpar individualmente com todos os indianos nos Estados Unidos pela representação preconceituosa.

Eu realmente sinto muito. É importante. Eu peço desculpas pelo meu papel em criar e contribuir com isso. Parte de mim sente que eu preciso ir até cada indiano neste país e me desculpar pessoalmente. E às vezes eu faço isso. Hank Azaria em entrevista ao podcast Armchair Expert

A polêmica em torno de Apu ganhou atenção em 2017 por conta do documentário "O Problema com Apu", dirigido por Hari Kondabolu. O filme critica a forma como as produções americanas estereotipam os imigrantes do sul da Ásia. Azaria acabou se tornando o principal alvo do filme, e desde então vinha sofrendo pressões para abandonar o personagem.

Agora, no podcast "Armchair Expert", Azaria conta que ouviu as críticas e decidiu estudar sobre o tema. O ator também cita experiências que o fizeram perceber que a representação do personagem indiano é problemática.

Uma delas foi uma conversa com as crianças descendentes de indianos na escola de seu filho. Azaria contou que um garoto pediu, "com lágrimas em seus olhos", que ele falasse aos executivos de Hollywood que as obras que eles produzem afetam a vida das pessoas:

Um menino de 17 anos... Ele nunca viu 'Os Simpsons', mas sabe o que o Apu representa. Já é praticamente um xingamento. Tudo o que ele sabe é que é assim que seu povo é visto por tantas pessoas neste país.