Topo

'A História' mostra por que Sandy e Junior acabaram com a dupla em 2007

Sandy e Junior no show de despedida da dupla, em 2007, no Credicard Hall, em São Paulo
Sandy e Junior no show de despedida da dupla, em 2007, no Credicard Hall, em São Paulo
Alex Almeida/Folhapress

De Splash, em São Paulo

11/04/2021 04h00

Atenção, fãs de Sandy e Junior.

Podem tirar as faixinhas com glitter do armário que chegou a hora de exaltar mais uma vez a dupla, de volta à TV aberta. A partir de hoje, a Globo exibe os sete episódios da série "A História" aos domingos, no horário do já saudoso "The Voice+", a partir das 14h50.

Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Público vibra com show de Sandy & Junior no Allianz Park, em São Paulo
Imagem: Mariana Pekin/UOL
Continua depois da publicidade

O documentário conta a história da dupla desde quando eles começaram a cantar juntos, em 1989, até o reencontro na turnê "Nossa História", trinta anos depois, que chacoalhou o mercado de shows em 2019.

O episódio de hoje mostra a última turnê da dupla, do álbum "Acústico MTV", em 2007. Tem lágrimas de todo mundo: Sandy, Junior, dos pais Noely e Xororó, e até mesmo de Ivete Sangalo, que participou do último show deles no extinto Credicard Hall.

Eu olhava para a Ivete e ela estava com o rosto preto.
Noely, sobre as lágrimas de Veveta, que borraram a maquiagem

Mas por que será que eles acabaram com a dupla?

Continua depois da publicidade

A explicação também está logo no primeiro episódio de "A História". Sandy e Junior vinham de uma longa carreira de 17 anos desde a infância, com sucesso até fora do Brasil. Chegou um momento em que os irmãos sentiram que precisavam seguir novos caminhos.

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
As músicas que eu cantava com 13 anos eram músicas de uma menina de 13 anos. Aos 20 anos, já era diferente. A gente tinha necessidade de evoluir como artista.
Sandy

Sem tretas, sem brigas e com a discrição que a família sempre prezou, a dupla Sandy e Junior chegou ao fim. Sandy se casou em 2008 e gravou discos solo, mas a parceria com o irmão seguiu. Tanto que ele produziu o primeiro álbum solo dela, "Manuscrito", de 2010, além de outros trabalhos.

O encerramento da dupla veio muito por uma busca de ser ouvido pela música que eu estava fazendo.
Junior
Continua depois da publicidade

Foi Junior quem comunicou aos pais a vontade de ambos de encerrar a dupla —e, para marcar esse momento especial, eles escolheram por gravar o disco "Acústico MTV", que vinham adiando para um "momento especial".

Depois disso, vamos seguir com outros projetos. A gente está anunciando oficialmente, acho que era importante todo mundo saber, que esse é o último CD de Sandy e Júnior em dupla.
Junior na coletiva de imprensa de anúncio do 'Acústico MTV'

Depois do fim da turnê "Acústico MTV", Junior criou a banda Nove Mil Anjos e chegou a gravar um disco em Los Angeles. Ele também investiu em outros gêneros, como a música eletrônica, e até tocou no "BBB" com o projeto Dexters. Junior também passou a se dedicar bastante à produção musical.

Eu acho que quando você sabe parar, quando você encara isso com naturalidade, você tem a possibilidade de voltar a hora que você quiser.
Marcelo Castello Branco, ex-presidente da Universal Music
Alex Almeida/Folhapress - Alex Almeida/Folhapress
Sandy & Junior, no show de despedida da dupla no Credicard Hall, em São Paulo
Imagem: Alex Almeida/Folhapress
Continua depois da publicidade

O episódio ainda foca no último show da turnê de despedida, em 18 de dezembro de 2007, marcado por muita emoção. A dupla ficou separada por 12 anos e se reuniu temporariamente em 2019 para uma turnê comemorativa de 30 anos de carreira, que tem bastidores exibidos na série do Globoplay.