PUBLICIDADE
Topo

Inteligência artificial cria música nova de Kurt Cobain, do Nirvana

Kurt Cobain no MTV Unplugged; morte do cantor completa 27 anos hoje - Frank Micelotta/Getty Images
Kurt Cobain no MTV Unplugged; morte do cantor completa 27 anos hoje Imagem: Frank Micelotta/Getty Images

De Splash, em São Paulo

05/04/2021 14h04Atualizada em 05/04/2021 16h03

Uma nova música de Kurt Cobain, integrante do Nirvana morto em 1994, foi lançada com o auxílio do uso de inteligência artificial.

A faixa "Drowned in the Sun" foi lançada hoje — quando a morte do compositor completa 27 anos — pela organização Over The Bridge. A produção faz parte de um projeto chamado "As Fitas do Clube dos 27", termo que designa artistas que morreram aos 27 anos devido ao uso excessivo de drogas pela pressão da fama.

Para criar a música, os idealizadores usaram um computador que analisou diversas canções da banda. O recurso usado foi a IA (Inteligência Artificial) Google Magenta, segundo a revista britânica NME.

Um outro programa foi usado para criar a letra. Somente a voz foi de um humano: Eric Hogan, cover do artista e vocalista na banda Nevermind: The Ultimate Tribute To Nirvana. O projeto ainda tem faixas de Amy Winehouse, Jimi Hendrix e Jim Morrison.

A iniciativa da organização baseada em Toronto, no Canadá, quer chamar a atenção devida para a saúde mental de artistas em meio à fama.

"E se todos esses músicos que amamos tivessem suporte de saúde mental? De alguma forma, na indústria musical, [a depressão] é normalizada e romantizada. Sua música é vista como um sofrimento autêntico", disse Sean O'Connor, membro do conselho de diretores da Over The Bridge, em entrevista à norte-americana Rolling Stone.