Topo

Em conversa com Pedro Bial, Woody Allen fala sobre acusações de abuso

Woody Allen abre temporada de entrevistas do "Conversa com o Bial" - Reprodução/Vídeo
Woody Allen abre temporada de entrevistas do "Conversa com o Bial" Imagem: Reprodução/Vídeo

Colaboração para o UOL

09/02/2021 03h11

O cineasta Woody Allen afirmou que as pessoas estão cometendo um erro ao condená-lo pelas acusações de abuso sexual a Dylan Farrow, filha do diretor com a atriz Mia Farrow.

"Sim, estou sendo boicotado, mas eles estão comentando um erro.", contou em entrevista concedida a Pedro Bial, no programa de abertura da nova temporada do Conversa com o Bial, na madrugada de hoje. A entrevista foi feita por videoconferência por conta da pandemia do novo coronavírus. Assim como na temporada passada, o formato virtual do talkshow deverá se manter em 2021

A fala do diretor foi feita em referência ao boicote que Allen alega ter sofrido após a segunda onda de acusações de abuso feitas contra ele. Ele perdeu o contrato com a editora que publicaria seu livro, viu atores afirmando que se arrependeram de trabalhar em seus filmes e outros que confirmaram que jamais aceitariam um convite para trabalhar com o americano.

De acordo com as acusações, o crime teria acontecido em 1992, quando Dylan tinha sete anos. As alegações antigas voltaram a ser comentadas em 2014, com o triunfo do Me Too — movimento que surgiu contrário a abusos em Hollywood.

Allen, contudo, não condena o movimento. "A intenção é ótima, só precisam ter cuidado com o que dizem para terem certeza de seus alvos e garantindo que estão fazendo pelos benefícios das mulheres e não sendo injusto com os homens que acusaram."

Coronavírus e carinho pelo Brasil

Questionado a respeito da pandemia de coronavírus, Woody Allen afirmou que não se sentiu pessoalmente afetado pelo coronavírus, já que nenhum de seus familiares contraiu a doença. Ele contou, contudo, que obedece às recomendações de distanciamento social e que já tomou a primeira dose da vacina.

O premiado diretor e roteirista também revelou que adoraria rodar um filme no Rio de Janeiro, caso tenha alguma ideia que se encaixe no clima da cidade. Como curiosidade, Allen ainda acrescentou que "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é um de seus livros favoritos. Sobre o autor Machado de Assis, o cineasta é econômico em sua definição: "Um gênio".

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o "Jornal da Globo".