PUBLICIDADE
Topo

Teorias mostram que 'WandaVision' pode ter trama ambiciosa e grande vilão

Wanda e Visão em 'WandaVision'
Wanda e Visão em 'WandaVision'
Divulgação/Disney

Ana Carolina Silva

De Splash, em São Paulo

20/01/2021 04h00

Se você já começou a ver "WandaVision", é muito possível que esteja confuso com o que está acontecendo na série da Marvel. Calma! Splash tem algumas teorias que podem (ou não) explicar a trama misteriosa que envolve Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany).

Ah, e este texto vai ter spoilers dos dois primeiros episódios da série e também dos filmes da Marvel, tá?

Continua depois da publicidade

Bom, quem viu "Vingadores: Guerra Infinita" sabe que o Visão está morto. Não temos motivos para acreditar que ele ressuscitou, então o primeiro passo é presumir que nada que está acontecendo em "WandaVision" é real.

Relembre a morte do Visão aqui:

Visão parece ser só um personagem em uma realidade falsa onde Wanda está inserida. Mas quem criou esta ilusão foi ela (para fugir do luto)? E se foi outra pessoa, quais são as intenções? Maldade? Ou será que é para impedir a Feiticeira Escarlate de ter um colapso mental e destruir o mundo?

A Feiticeira Escarlate é uma das heroínas mais poderosas dos Vingadores.

Por exemplo, nas HQs "Dinastia M", da Marvel, Wanda perde seus filhos Billy e Tommy e também a sanidade: a Feiticeira Escarlate enlouquece e tenta recriar o universo. Os outros heróis cogitam matá-la para proteger a humanidade.

Espera aí, filhos? Opa, ela aparece grávida no fim do episódio 2 de "WandaVision"! Se estiverem se inspirando na HQ, ela pode ter criado uma realidade em que tem filhos com o Visão para superar a perda dele.

Continua depois da publicidade
reprodução/Disney+ - reprodução/Disney+
Imagem: reprodução/Disney+

O novo mundo criado por Wanda no gibi da "Dinastia M" é uma utopia absoluta. Seus filhos estão vivos e seres como ela têm mais poder do que nunca. Mas dá para imaginar o tamanho do desequilíbrio que isso causa no universo, e a situação gera perigos sem precedentes.

Na HQ, Wanda acaba com os mutantes para consertar o que fez (a famosa frase "chega de mutantes" é dela). O universo cinematográfico da Marvel (o MCU, do qual "WandaVision" faz parte) não tem X-Men ainda, certo? E se um colapso dela "criasse" os mutantes? Ela tem poder para isso.

Imagine o que Wanda sentiria se saísse desta utopia e descobrisse que seus filhos não existem e Visão continua morto? Um colapso mental faria com que seus poderes explodissem de maneira descontrolada, com consequências inimagináveis —e a gente sabe que a Marvel quer uma fase 4 grandiosa para o MCU.

reprodução/Marvel - reprodução/Marvel
Imagem: reprodução/Marvel
Continua depois da publicidade

Sucessora da SHIELD, a organização SWORD já teve seu símbolo mostrado em "WandaVision" (como no helicóptero vermelho de brinquedo que surge no quintal de Wanda e Visão). E o fim dos episódios deixa claro que alguém está monitorando Wanda e assistindo a tudo em uma tela.

reprodução/Disney+ - reprodução/Disney+
Símbolo da SWORD em "WandaVision"
Imagem: reprodução/Disney+

Além disso, uma das vizinhas de Wanda e Visão é Monica Rambeau (interpretada por Teyonah Parris), que está na série como uma agente da SWORD. Com que propósito a organização está vigiando a personagem? Wanda está sendo protegida de si mesma ou de algo ainda maior do que ela?

E tem vilão?

O grande antagonista da Feiticeira Escarlate nos gibis pode estar alimentando o descontrole dela na série: o demoníaco Mephisto. Quando uma vizinha diz que "o diabo está nos detalhes", Agnes (Kathryn Hahn) responde que não é só nos detalhes que o diabo está.

reprodução/Disney+ - reprodução/Disney+
Imagem: reprodução/Disney+
Continua depois da publicidade

Mephisto é um "diabo" nas histórias da Marvel.

Ele é a maior ameaça à estabilidade da Feiticeira Escarlate. Nos quadrinhos, ela usou fragmentos da alma deste demônio para gerar seus filhos. Quanto à série, nós sabemos que Visão não é humano e não poderia engravidá-la nem mesmo quando estava vivo.

reprodução/Marvel - reprodução/Marvel
Imagem: reprodução/Marvel

E se Wanda negociou com Mephisto para ter uma família com o amado? Isso explicaria a frase "pelas crianças", que foi repetida várias vezes ao longo do 2º episódio (e até agora não há qualquer criança na vizinhança). Essas palavras são ditas como se reforçassem a razão de eles estarem ali.

Você deve se perguntar quem era a pessoa que saiu do bueiro no 2º episódio e deixou Wanda tão perturbada: é possível que seja Mephisto. E a vizinha Agnes poderia ser Agatha Harkness (mentora de Wanda nas histórias da heroína) tentando impedir que o vilão controle a amiga... Ou tentando ajudá-lo.

É claro que isso tudo é teoria por enquanto, mas a Marvel não vai investir pouco nesta fase 4 de seu universo. E uma coisa é fato: a Feiticeira Escarlate é a personagem mais capaz de expandir as histórias dos heróis e dar início a tramas cada vez mais ambiciosas.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube