Topo

Avião fretado, efeitos especiais e 250 atores: os números de 'Gênesis'

Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller) em cena de Gênesis, na Record TV (Divulgação)
Adão (Carlo Porto) e Eva (Juliana Boller) em cena de Gênesis, na Record TV (Divulgação)
Reprodução / Internet

De Splash, em São Paulo

19/01/2021 17h34

Estreia hoje, às 21h, "Gênsis", a nova novela da Record TV, adaptação do livro bíblico que trata da criação da humanidade. Foi idealizada pela emissora como uma superprodução.

Continua depois da publicidade

Os números são impressionantes. Dividida em sete fases, a novela conta com mais de mil pessoas envolvidas, entre 250 atores e cerca de 800 profissionais envolvidos.

A emissora diz que isso representa quase o dobro de últimas produções, como "Os Dez Mandamento" e "Jesus".

Mais alguns números:

  • Gravações aconteceram em 4 estados brasileiros e no Marrocos
  • 66 cenários
  • 8 cidades cenográficas
  • 16 estruturas externas
  • 25 mil peças de figurino

Outro destaque da novela são os efeitos especiais. A emissora do bispo Edir Macedo afirma que "importantes acontecimentos bíblicos" receberão uma ajuda de pós-produção, citando casos como a queda de Lúcifer, Adão e Eva no Éden e a história da arca de Noé.

Ok. Os números são grandes, há efeitos especiais inéditos e tudo mais. A pretensão da Record TV é grande, mas a pergunta que fica é: quanto custou essa brincadeira?

Continua depois da publicidade

Questionamos a Record sobre isso, mas a emissora afirmou que não comenta valores. De acordo com Fefito, Colunista de Splash, cada episódio custa cerca de R$ 300 mil aos cofres da Record.

Preocupação com a covid-19 e as sete fases

As gravações da novela começaram antes da pandemia do novo coronavírus e foram interrompidas após o surto da doença. Segundo a Record TV, parte da equipe estava gravando no Marrocos e a emissora fretou um avião para trazer todos de volta ao Brasil.

Segundo a emissora, o desafio foi criar estratégias e protocolos para manter a produção em andamento.

As gravações de Gênesis foram retomadas em outubro do ano passado com uma rotina rígida de segurança e testagem periódica dos funcionários envolvidos na produção.

A novela terá sete fases: Criação, Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José.

Mas a novela escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro não terá "temporadas". As fases serão divididas entre os cerca de 150 capítulos de forma fluída e sem marcações.

Continua depois da publicidade

O hall de atores conta com Carlo Porto, que interpretará Adão, Juliana Boeller, que fará Eva, além de Eduardo Speroni (Caim) Caio Manhente (Abel) e Oscar Magrini (Noé).