Topo

Você sabia? Gêmeas do nado foram Ruth e Raquel em 'Mulheres de Areia'

De Splash, em São Paulo

05/12/2020 14h36

Bia e Branca Feres, as irmãs do nado sincronizado, têm muitas histórias de gêmeas e contaram algumas para Splash após o painel sobre gêmeos na dramaturgia na CCXP Worlds.

Uma das mais surpreendentes é que elas interpretaram as mitológicas gêmeas Ruth e Raquel na novela "Mulheres de Areia", da Globo.

Continua depois da publicidade

Todo mundo sabe que Ruth e Raquel foram interpretadas por Gloria Pires, mas as atletas apareceram em flashbacks como crianças! Eram elas nas fotos antigas da irmã boa e da irmã malvada.

Surpreendente, não é mesmo? (ao menos se você não era vivo em 1993, ano em que a novela foi ao ar)

Muita gente não sabe, mas nós fomos Ruth e Raquel em 'Mulheres de Areia' quando elas eram pequenas. Quando aparecia a Laura Cardoso [que fez a mãe das personagens] lembrando da Ruth e da Raquel quando eram pequenas era eu e minha irmã. Sem dúvida foram as gêmeas mais marcantes [da ficção].

Bia Feres

Como muitos gêmeos que cresceram na época da novela, Bia e Branca sempre ouviam comentários do tipo: 'Quem é a Ruth?', 'quem é a Raquel?', 'quem é a boa?', 'quem é a má?'... E isso era muito chato!

Continua depois da publicidade

Sempre nos protegemos e falávamos, não tem Ruth nem Raquel. Aqui as duas são boas. Quando éramos mais jovens incomodava porque estava estigmatizando. É chato, sabe? Hoje brinco que quem é a Raquel sou eu por eu ser a mais mandona, mas sou uma pessoa boa.

Bia Feres

As apresentadoras já encararam muitas situações típicas de gêmeas, como uma se passar pela outra.... Branca, conta para a gente:

O que eu mais tenho nessa vida é história de gêmeas. Uma vez fiz prova para minha irmã no curso de inglês porque ela estava doente. Era prova oral. Cada aluno entrava um por vez na sala. Eu troquei de blusa e fiz a prova. Foi ótimo.

Branca Feres

E também algumas situações bem chatas, como uma que rendeu até um xingamento absolutamente gratuito! Era ano novo, todo mundo de branco, e as gêmeas estavam acompanhadas. Sabe o que aconteceu?

Continua depois da publicidade

Minha irmã passou com o namorado e logo depois passei com o meu. Escutei, 'nossa, que piranha, já está com outro'. Que raiva me deu! Se eu estivesse com outro o problema era meu. Na hora, chamei minha irmã e falei, temos que passar na frente porque não gostei do que aquele cara falou.

Branca Feres

Minha irmã pediu para eu terminar o namoro por ela. 'Cara, terminar namoro é insuportável e você quer que eu faça isso por você?'. Ela disse, por favor, pode ser por telefone'. Eu falei, não! Você vai encarar essa. Fazer pegadinha a gente gosta, mas enganar os outros não!

Bia Feres

Autores de novelas costumam usar e abusar de clichês, mas quando se trata de contar histórias de gêmeos... A imaginação parece que simplesmente acaba!

"A Usurpadora" - Reprodução - Reprodução
Paola e Paulina da novela mexicana 'A Usurpadora'
Imagem: Reprodução
Continua depois da publicidade

Nunca vi uma novela que tem dois gêmeos bons. Podia mudar isso. As pessoas gostam de criar estereótipos, que somos o oposto. Uma é calma e outra é agitada. Não tem isso. A gente pode ser meio-termo. Cada um tem seu lado malvado e seu lado anjinho.

Branca Feres

Essa coisa da dualidade é um exagero. Poderiam tentar explorar mais os problemas de gêmeos, como trabalhar a individualidade deles. Eles têm questões. Até minha psicóloga falava que era um prato cheio ter eu e a Branca no consultório.

Bia Feres

Atenção, Cauã Reymond!

O ator fará gêmeos na novela "Um Lugar Ao Sol", de Lícia Manzo, que estreia em 2021 na tela da Globo. Bia acredita que o galã se divertirá muito, mas já avisa que é preciso estudar para não cair na mesmice.

Cauça Reymond - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Ele tem que conversar com muitos gêmeos e entender um pouco a dinâmica da dupla. Eu e Branca temos uma dinâmica própria. Temos, inclusive um dialeto próprio, chamado mi mi mi. Irmãos gêmeos têm uma afinidade e uma sintonia que só quem é gêmeo sabe.

Continua depois da publicidade

Apesar de algumas ressalvas, as irmãs tem profunda paixão por algumas gêmeas da ficção. Não é mesmo, Branca?

Sempre fui apaixonada pela Ashley e Mary-Kate Olsen. Outro filme que marcou foi 'Operação Cupido', com a Lindsay Lohan, que era o reencontro das irmãs gêmeas que foram separadas ao nascerem. Sou completamente apaixonada por esse filme.